+ Agenda
  + Aprovados
  + Concorrência
  + Cursos
     - Biológicas
     - Exatas
     - Humanas
  + Dicas
  + Envie um Cartão
  + Guia de Cursinhos
  + Guia de Faculdades
  + Inglês On-line
  + Intercâmbio
  + Notícias
  + Provas e Gabaritos
  + Simulados
  + Teste Vocacional
vestibular > cursos > pedagogia

Como a educação é de fundamental importância para qualquer ser humano, a pedagoia é também de fundamental importância. Uma boa educação é o que faz um país crescer e se desenvolver e o trabalho do pedagogo é dar uma boa educação.

A pedagogia é uma carreira ligada à área de humanas. Somente no século XIX que a disciplina começou a ser explorada e classificada como uma profissão relacionada diretamente com a educação. A pedagogia estuda temas ligados tanto à educação quanto em aspectos teóricos e práticos. O objetivo principal de um pedagogo, pessoa formada em pedagogia, é garantir e melhorar a qualidade da educação, visando dois campos distintos de atuação: a administração e o magistério. Ele poderá supervisionar o sistema de ensino quanto educar alunos e orientar os professores.

O pedagogo auxilia no processo de aprendizagem através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. O curso ainda está ligado a ciência social, abordando aspectos da sociedade e também sobre todas as normas educacionais do país.

O curso tem em média 4 anos e alguns dos temas abordados no curso de pedagogia são: o papel do professor no processo educacional; aprendizado de conhecimentos; didáticas e práticas pedagógicas; conteúdos educacionais; métodos e sistemas pedagógicos; o aluno no processo educativo; dificuldades de aprendizado.

A responsabilidade de um pedagogo em uma escola é de orientar e dirigir professores e, desta forma, direcionando um ensino de qualidade e base. O pedagogo também poderá verifica se os currículos analisados estão de acordo com as leis educacionais. As escolas necessitam desse tipo de profissional, por isso, sejam elas particulares ou públicas, o pedagogo sempre será procurado. No caso de exercer a profissão em escolas publicas, será necessário se inscrever em um concurso público.

O pedagogo pode trabalhar em 2 campos: o da administração, supervisionando o sistema de ensino, orientando professores e até mesmo avaliando os alunos e o de magistério, ou seja, o trabalho de ensinar crianças e adultos. O profissional precisa ser paciente e criativo, já que ensinar é também uma arte e é preciso muita paciência par que um jovem assimile determinado conteúdo.

Assim, o pedagogo poderá trabalhar em administração escolar, no ensino de crianças e adultos, na educação para pessoas portadoras de alguma deficiência, na orientação educacional, na supervisão educacional e no treinamento de recursos humanos, além de também poder trabalhar em órgãos do governo, fiscalizando e legislando sobre o ensino. A carreira também oferece a opção de trabalhar em hospitais, atuando como um educador particular para crianças que por algum motivo de saúde estejam longe da escola. O pedagogo pode exercer a profissão de “arte-educadores”, através de técnicas artísticas como colagens e esculturas no ensino de jovens e crianças. No geral, um pedagogo poderá trabalhar como diretor, coordenador pedagógico, além de outras funções relacionadas diretamente com a educação.

Salário Médio Inicial: R$ 1200,00

Melhores Universidades:: UFMG, UFF, Unicamp, USP, Ufscar, PUC-SP, UPF, UFRGS, UFSC


Mande esta página para alguém:
Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de Destino: