+ Agenda
  + Aprovados
  + Concorrência
  + Cursos
     - Biológicas
     - Exatas
     - Humanas
  + Dicas
  + Envie um Cartão
  + Guia de Cursinhos
  + Guia de Faculdades
  + Inglês On-line
  + Intercâmbio
  + Notícias
  + Provas e Gabaritos
  + Simulados
  + Teste Vocacional
vestibular > cursos > Nutrição

Como diz certo ditado, "somos o que comemos", e assim, o trabalho de um nutricionista tanto na parte de alimentação como na parte de reeducação alimentar é de extrema importância para termos pessoas saudáveis no mundo.

O campo da nutrição é recente e por isso muito bom para quem deseja obter sucesso profissional, já que, como mostra estudos, a obesidade já pode ser considerada uma doença que atinge milhões de pessoas no mundo. O curso superior em Nutrição é um bacharelado que tem a duração de quatro anos, em média. O nutricionista é o profissional que administra a relação do ser humano com os alimentos, visando preservar a saúde das pessoas.

O início do curso é formado pelas disciplinas básicas, que são da área médica e de ciências biológicas, como por exemplo: bioquímica, anatomia e fisiologia. A partir do segundo ano entram as matérias profissionalizantes, com aulas práticas e teóricas sobre avaliação nutricional, educação e higiene alimentar e qualidade nutricional dos alimentos. Nas aulas em que a cozinha é utilizada, o discente aprende técnicas de conservação e preparo dos alimentos, sabendo como eles podem ser oferecidos ao consumo. Ainda há aulas de microbiologia dos alimentos, patologia, dietoterapia e farmacologia. No último ano da graduação, o estágio supervisionado é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso (TCC), sob a orientação de um professor.

O profissional não atua só em pessoas que precisam emagrecer e sim atua, também, em pessoas que possuem doenças crônicas, como câncer, e pessoas que se previnem e querem ter uma boa qualidade de vida no presente e no futuro.

Então, o profissional poderá trabalhar na administração de uma indústria alimentícia, supervisionando-a; no catering, ou seja, na elaboração de cardápios; no controle nutricional; no desenvolvimento de produto; na gastronomia; em marketing; na nutrição clínica e esportiva e na saúde pública.

No momento, o mercado de trabalho se encontra em plena expansão para o nutricionista. Há bastante demanda na área industrial e na pública. Existem boas oportunidades tanto em restaurantes simples, como os por quilo, quanto nos de alta gastronomia, assim como em Ongs que têm o objetivo de combater a fome e a desnutrição. Ultimamente, a área municipal tem aberto muitos concursos para o cargo de nutricionista, oferecendo mais vagas. Existe uma maior demanda para esse profissional nas seguintes cidades: Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, devido a maior concentração de indústrias. Mais recentemente estão abrindo vagas também no interior paulista, em áreas tipicamente industriais (como a região de Campinas – SP) e em Camaçari, na Bahia. Com o aumento de crianças e pessoas obesas, o consultório particular tem se tornando outra boa opção.

Salário Médio Inicial: R$ 1100,00

Melhores Universidades: UFBA, UFPE, UFG, Ufop, UFV, UFF, UFRJ, PUC-Campinas, USP, São Camilo, UFSC, UFPR, Unisinos


Mande esta página para alguém:
Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de Destino: