vestibular > intercambio

Estudar em outras instituições de ensino superior, tanto no exterior como em faculdades dentro do Brasil, pode trazer um grande enriquecimento para o estudante/profissional e uma vantagem no currículo.

Estudando em outros países, o intercambista ainda pode aprender ou aprimorar uma outra língua estrangeira, trazendo ainda mais vantagens no mercado de trabalho, que anda muito competitivo atualmente.

As faculdades permitem que o aluno estude um semestre inteiro, faça uma matéria isolada, faça uma pós-graduação ou residência ou até mesmo faça um ano letivo por completo no país escolhido.

Após escolher o país, para escolher a melhor instituição que corresponda ao perfil/profissão do estudante o melhor é pesquisar na internet. Além disso, deve se ter em conta a localização, onde se irá morar e os custos de alimentação e transporte. Isto é, deve se reunir o máximo de informações possíveis sobre as instituições.

Para saber mais informações sobre como fazer o programa de intercâmbio, procure a área de intercâmbio de sua faculdade, pois existem várias parcerias entre universidades brasileiras e do exterior, facilitando fazer algum curso lá fora. Também, algumas universidades oferecem passagem, ajuda de custo, moradia entre outras vantagens. O melhor mesmo é se informar na sua universidade o que ela oferece ou não.

Você também pode estudar no exterior com agências especializadas em intercâmbio e até mesmo por conta própria, o que eleva em muito o custo.

Além disso, algumas universidades, principalmente nos EUA, oferecem bolsas, como bolsas para esportistas, e você pode estudar de graça.

Intercâmbio é o nome que se da quando uma pessoa viaja para outro país com intenção de adquirir conhecimento e não só viajar, ou seja, é quando ocorre uma troca de valores, conhecimentos e cultura entre os turistas e os estudantes.

Existem várias formas de se fazer um intercambio e se adquiris conhecimento internacional. Confira as modalidades mais populares de intercambio abaixo:

Intercâmbio High School: esta modalidade é direcionada a pessoas que estão no ensino médio e desejam cursar uma parte dele no exterior. A pessoa irá ficar hospedada em uma casa de família e sua experiência pode variar de um semestre letivo até um ano letivo.

Intercâmbio Curso de Idiomas: esta é uma das modalidades mais famosas do intercambio, o estudante irá fazer um curso de idiomas em um dos países que escolher. O curso pode durar de 2 semanas até seis meses (o estudante que escolhe quanto tempo irá estudar). Ainda há modalidades onde você pode escolher mais de uma cidade para aprender um idioma ou até mesmo dois idiomas.

Não é só pela flexibilidade de duração do curso que ele é bem popular, o curso também possui vagas durante o ano inteiro e a hospedagem fica à sua escolha. Você pode escolher por se hospedar em uma casa de família e economizar com a hospedagem ou ficar em um hotel/albergue e ter mais liberdade para passear na cidade.

Todas as escolas tem uma modalidade “iniciante” então não imposta se o nível da língua da pessoa que vai fazer o intercambio é alto ou baixo, ela será direcionada a sala mais apropriada a ela. E você ainda pode aderir ao seu curso com atividades extras (como surf, artes ou se procura algo mais profissional inglês para negócios).

Intercâmbio Work&Study: está é uma opção boa para quem quer fazer intercambio, aproveitar a cidade, fazer um curso e ainda trabalhar. Ao se inscrever no programa a pessoa irá receber um visto de estudante com trabalho remunerado para que a pessoa possa viajar e ter um trabalho de período integral enquanto estuda (verifique as regras para trabalho e estudo para o país que você irá antes de fazer a viagem).

Intercâmbio AuPair: O Au Pair é um programa que permite o estudante viajar, trabalhar e morar em uma casa de família como governanta de crianças. É perfeito para quem não tem muito dinheiro e ainda assim deseja fazer um intercâmbio.

Mande esta página para alguém:
Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de Destino: