+ Agenda
  + Aprovados
  + Concorrência
  + Cursos
     - Biológicas
     - Exatas
     - Humanas
  + Dicas
  + Envie um Cartão
  + Guia de Cursinhos
  + Guia de Faculdades
  + Inglês On-line
  + Intercâmbio
  + Notícias
  + Provas e Gabaritos
  + Simulados
  + Teste Vocacional
vestibular > cursos > humanas

Os cursos superiores na área de humanas são os que têm foco na sociedade e no homem, fazendo desses os seus principais objetos de estudo, e estão diretamente ligadas a beleza, arte, filosofia e comunicação. Os cursos de ciências humanas e sociais são indicados para pessoas que gostam de refletir, de debates e bastante de ler. Durante o ensino médio, os alunos voltados para a área de humanas costumam ter mais facilidade e gostar de disciplinas como português, inglês, história, geografia, redação e literatura.

Como essas carreiras são destinadas à reflexão de diversas questões, essa área também é chamada de “ciência não exata”, sendo subjetiva em alguns aspectos. Como o nome já diz, essas são as carreiras que tratam da humanidade e da condição humana em geral. Essa é uma área com bastante profundidade, e possivelmente não formaríamos uma sociedade sem a compreensão do mundo e da arte. Os cursos de ciências humanas são baseados na comunicação (como a política, a linguística e a gestão da informação), a filosofia (compreender a sociedade em que o homem está inserido) e a beleza (artes de uma forma geral, que podem estar ligadas a cultura ou ao entretenimento).

Além disso, a área de humanas valoriza a história e a cultura, pois uma das únicas formas de não cometermos os mesmos erros do passado é conhecer a nossa história e fazer que no presente e no futuro as ações sejam melhores e mais conscientes. Mesmo que em alguns cursos de humanas existem matérias como matemática e estatística, elas servem como disciplinas de apoio, e não de base. O foco está em como usar esse conhecimento na melhoria das relações humanas, como nos cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, por exemplo. O mesmo acontece em cursos de humanas que em seu currículo constam disciplinas da área de ciências biológicas, como Psicologia. O curso e a sua fundamentação é na área de humanas, e essas matérias servem como apoio e aprofundamento do conhecimento. Por isso, antes de decidir sobre qual curso fazer, analise o seu currículo e veja se ele está de acordo com as suas expectativas.

Administração de Empresas
Arquitetura
Artes Plásticas
Ciências Econômicas
Ciências Sociais
Direito
Filosofia
Geografia
História
Hotelaria
Jornalismo
Letras
Moda
Pedagogia
Publicidade
Relações Internacionais
Relações Públicas

Mande esta página para alguém:
Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de Destino: