vestibular > dicas

O momento do vestibular é bastante crítico para boa parte dos jovens, pois eles precisam fazer uma opção de carreira e ainda por cima estudar bastante para conseguir obter a aprovação nas faculdades desejadas. Apesar de ser um período um pouco conturbado e de bastante ansiedade para o jovem e a sua família, com muita conversa, calma e uma boa dose de estudos eles conseguem tirar tudo isso de letra. É preciso saber que são necessárias muitas horas de estudo, mas se o estudante exagerar, como estudando vinte horas por dia, por exemplo, pode ser prejudicial. Isso acontece porque pelo cansaço ele não irá aprender muito mais, e tanta dedicação pode deixar o psicológico comprometido.

Quando você for fazer as provas, existem algumas dicas para que você se saia bem no exame vestibular. No dia anterior, tente dormir bem e relaxar, pois não adianta mais tentar estudar muito. Olhe antes o local que você fará a prova e chegue com antecedência para que não ocorram imprevistos. Comece a prova pelas matérias que você sabe e tem mais facilidade, e depois vá para as outras. Faça as questões que você sabe e depois retome as que você tem dúvida. Nunca se esqueça de que para fazer uma boa prova, é preciso tentar se controlar e ficar tranquilo, para que você evite o nervosismo e não sofra com o horripilante “branco”. Vista roupas confortáveis, leve água e um lanche.

Durante a preparação que antecede a prova, tente frequentar todas as aulas e sempre faça os exercícios, e tire as suas dúvidas assim que elas surgirem. Muitas vezes o vestibular cobra conhecimentos de atualidades, então por isso se mantenha sempre bem informado e leia jornais, blogs e revistas. Faça um esquema de estudo que tenha a ver com o seu perfil, porque o que pode ser excelente para o seu amigo pode não ser para você. Tentar fazer resumos e reproduzir as matérias com as próprias palavras são uma maneira muito boa de fixar a matéria estudada e aprender. Tenha em mente que o vestibular é igual para todos, e o encare como uma etapa, e não um monstro terrível.

Procure dormir bem na noite anterior ao vestibular.

No dia do exame, faça refeições leves e saudáveis sem exageros. Beba também bastante água.

Leve uma fruta, uma barrinha de cereais e água para a prova.

Antes de sair de casa, confirme se está levando todos os documentos necessários para fazer a prova.

Use roupas leves e confortáveis par fazer a prova.

Não corra o risco de se atrasar. Saia de casa com bastante antecedência. Chegue ao local da prova com uma hora de antecedência.

Resolva primeiro as questões mais fáceis. Deixe as mais difíceis para o final se sobrar tempo.

Mande esta página para alguém:
Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de Destino: