+ Agenda
  + Aprovados
  + Concorrência
  + Cursos
     - Biológicas
     - Exatas
     - Humanas
  + Dicas
  + Envie um Cartão
  + Guia de Cursinhos
  + Guia de Faculdades
  + Inglês On-line
  + Intercâmbio
  + Notícias
  + Provas e Gabaritos
  + Simulados
  + Teste Vocacional
vestibular > cursos > biológicas

A área de ciências biológicas reúne cursos que visam estudar a vida, em todos os seus aspectos. O aluno tem que gostar de pesquisar, estar interessado em desvendar mistérios, ser preciso e bastante curioso, fazendo disso uma tarefa extremamente gratificante. Esses cursos costumam a agradar as pessoas que gostam das matérias de química e biologia no ensino médio e no ensino fundamental. Vale lembrar que além dessas matérias, o profissional da área de ciências biológicas deve ter uma boa base em português e em matemática, pois ele precisa escrever bem e ter domínio dos números para quando fizer experimentos.

As disciplinas básicas que normalmente compõe qualquer curso da área de ciências biológicas são fisiologia, bioquímica, química, anatomia, etc. Há cursos da área de ciências biológicas que priorizam o estudo do meio ambiente e do planeta em que vivemos, como Agronomia, Biologia, Ecologia e Engenharia Florestal, por exemplo. Há cursos da área de ciências biológicas que estudam os animais, como eles se relacionam com o nosso meio ambiente e a sua saúde, como Medicina Veterinária e Zootecnia, por exemplo. Há cursos da área de ciências biológicas que estudam o ser humano e a sua saúde, como Medicina, Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Odontologia, por exemplo.

Durante o curso, há disciplinas que são teóricas e outras que são práticas (como aulas de campo e em laboratórios), que visa compreender melhor o que foi visto na teoria. Assim sendo, normalmente as disciplinas mais teóricas e com maior embasamento são ministradas no início do curso, e com o passar do tempo as disciplinas práticas vão entrando no currículo. Todos os cursos dessa área abrem muitas possibilidades para a realização de pesquisas, sendo um ponto forte para quem gosta dessa área. Desde a graduação é possível desenvolver a pesquisa, através de projetos de iniciação científica. Dessa forma, existem alunos que decidem se dedicar à pesquisa e a vida acadêmica, e após a formatura continuam seus estudos na pós-graduação strictu sensu. Quem é formado em Biologia e quer dar aulas no ensino fundamental e no ensino médio, tem que concluir a licenciatura.

Agronomia
Biologia
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Medicina
Medicina Veterinária
Nutrição
Odontologia
Psicologia

Mande esta página para alguém:
Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de Destino: