Vitaminas: papéis e fontes

VITAMINA A
Funções: Atua na manutenção dos epitélios e na formação dos pigmentos da visão.
Deficiência: Sua falta causa espessamento e ressecamento da córnea (xeroftalmia), cegueira noturna (hemeralopia), diminuição da resistência dos eptélios e crescimento retardado nas crianças.
Fontes: Gema de ovo, leite, óleo de figado de peixe, fígado, alface, espinafre, banana e melão.

VITAMINA B1
Funções: Participa do processo de metabolismo dos açucares, do crescimento e do controle do apetite.
Deficiência: A hipovitaminose de B1 causa perda do apetite, fadiga e beribéri.
Fontes: Cereais, levedura, amendoim, gema de ovo e nozes.

VITAMINA C
Funções: Age na oxidação celular e em várias etapas do metabolismo.
Deficiência: Sua falta provoca anemia, cicatrização demorada e escorbuto.
Fontes: Principalmente em frutas cítricas e no tomate.

VITAMINA D
Funções: Aumenta a absorção de cálcio e fósforo pelo organismo e regula o desenvolvimento ósseo.
Deficiência: Raquitismo nas crianças e outros problemas ósseos.
Fontes: Óleo de fígado de peixe e gorduras. É também produzida pela pele sob influência da luz solar.

VITAMINA E
Funções: Contribui para o bom estado dos tecidos, auxilia a digestão de gorduras e atua no sistema nervoso e muscular.
Deficiência: Não foram encontrados sintomas nos seres humanos.
Fontes: Leite, gema de ovo, germe de trigo, cereais e verduras verde-escuras.

VITAMINA K
Funções: Essencial no processo de coagulação sanguínea.
Deficiência: Hemorragias espontâneas e lentidão no processo de coagulação.
Fontes: Carne de porco, fígado e vegetais verdes.

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