TPM, o inferno das mulheres! A tensão pré-menstrual é o conjunto de alterações psicológicas e físicas ocasionada antes da menstruação em função do aumento de hormônios no corpo da mulher.

A TPM pode causar diversos sintomas como: aumento de peso, espinhas, dor no peito, dor de cabeça, choro fácil, depressão, aumento de apetite (principalmente para doces), cansaço, sono, entre outros. Não é à toa que com tantos sintomas a mulherada perde as estribeiras mesmo! "Ficava irritada, sensível, qualquer coisa me magoava. Parecia que tudo era uma ofensa, até eu perceber que era TPM, eu acabava sendo um pouco agressiva. Hoje me controlo bem mais", conta a atriz Luíza Ambiel, que se submeteu a um tratamento.

Mas engana-se que a TPM é um assunto que interessa somente às mulheres! Os garotos também sofrem por causa da TPM. Muitas vezes eles não entendem ou simplesmente desconhecem o que acontece com o corpo da mulher nos dias que antecedem a menstruação. "Quanto tempo dura isso? Se é que acaba! O que realmente acontece no corpo de uma mulher?", pergunta Alexandre Viana, 24 anos.

Bem, as explicações sobre o que é e o que acontece no corpo da mulher, estão logo acima. Mas para aqueles que têm que agüentar a TPM da mulher ou da namorada todos os meses, o ginecologista Malcom Montgomery dá a dica: "Os homens devem conhecer melhor, explorar, compreender e dar um desconto para as mulheres, que sofrem muito com a TPM".

O que não aconteceu no caso de Leila Cerqueira, por exemplo, que já perdeu um namorado por causa da síndrome. Quando estava em dias de tensão, o namorado não podia encostar nela, que já ficava irritada! Foi num desses dias que acabou o relacionamento e nunca mais ficou com ele...

Para as mulheres que sofrem dessa tensão, Malcom Montgomey sugere 3 tipos de tratamentos: "Para a TPM leve uma dieta balanceada e atividades físicas prescritas por um bom profissional, para a TPM moderada um antinflamatário, diurético, pílula e mais os cuidados que se deve ter com a TPM leve, a grave deve ser tratada com o Implante Anticoncepcional, que corta a ovulação".