Saúde > Primeiros Socorros Intoxicação

Primeiros Socorros em Caso de Intoxicação


Casos de intoxicação são comuns e é de fundamental importância saber como proceder em tais situações, pois dependendo do caso, o tempo é algo crucial para que o socorro tenha êxito e possa, assim, evitar maiores complicações ou até mesmo salvar a vida da pessoa.

Tem-se por definição que intoxicação é a interação entre substâncias tóxicas e o organismo, causando efeitos maléficos ao funcionamento ou até mesmo destruindo partes do organismo de uma pessoa. O nível de seriedade da intoxicação depende de diversos fatores, tais como a idade e a imunidade fisiológica do vitimado, a quantidade ingerida, o tipo de substância ao qual se ingeriu e o canal de penetração da substância no corpo.



As intoxicações podem acontecer por decorrência da introdução, seja ela de qualquer maneira, por inalação, por ingestão, por contato com a pele ou os olhos, de substâncias tóxicas no organismo. Também pode ser causada pelo uso de medicamentos em dosagens excessivas.

No caso de intoxicação por ingestão de agentes tóxicos, a vítima apresentará possíveis queimaduras ou manchas em volta da boca, dor na garganta, náuseas ou vômitos e variação na respiração. Se a vítima estiver consciente, coloque-a em repouso, deitada em um lugar arejado, mantenha as vias aéreas dela desobstruídas, sugira que a pessoa beba uma quantidade moderada de água tomando cuidado para que ela não engasgue e mantenha-a aquecida. Em caso de a vítima estar inconsciente, posicione-a de lado para evitar que ela possa engasgar com o vômito. Leve-a ao hospital e se possível, recolha uma pequena amostra do vômito e leve ao laboratório.



Em caso de intoxicação por inalação, possivelmente, a pessoa apresentará dificuldade na respiração, tontura, fortes dores de cabeça, tosse e olhos irritados. Mantenha-a em repouso e aquecida, deixe suas vias aéreas completamente livres. Em caso de a pessoa estar inconsciente, deixe-a em posição lateral para evitar engasgamento com um possível vômito. Leve-a ao hospital o mais rápido possível.

Os sintomas de intoxicação por contato com a pele podem ser coceira, queimadura, reações da pele, irritação nos olhos e dor de cabeça. Procure remover a substância tóxica lavando e troque as roupas da vítima. Leve-a rapidamente ao hospital.

Lembre-se que o tempo de socorro nesses casos é fundamental, a agilidade pode salvar uma vida.