Saúde > Primeiros Socorros Fraturas

Primeiros Socorros em Caso de Fraturas


Nós estamos propícios a qualquer tipo de acidente, mas os mais comuns são as fraturas. Elas podem ser simples torções que sofremos em uma queda, por exemplo, até grandes fraturas causadas por algum acidente grave. Esses casos, os primeiros socorros são importantes e não se precisa de muitos conhecimentos ou procedimentos, basta apenas o cuidado com o acidentado.

Os primeiros socorros por fraturas são importantes, pois podem evitar problemas mais sérios que venham causar algum tipo de deficiência, mas principalmente, são importantes por inibir bastante a dor do acidentado. Acidentes que se chocam com nossos ossos geralmente são os que causam mais dores. Então para orientá-lo sobre como seguir em casos de acidentes com fratura, você pode e deve prestar os primeiros socorros.



- Antes de qualquer movimentação, imobilize o local fraturado com papelão, gaze principalmente se existir sangramento. Se existir fratura externa, evite movimentar o membro fraturado ou movimente-o com muito cuidado e atenção.

- Em caso de fraturas e que você tenha acesso a gelo ou algo de temperatura semelhante, aplique no local ferido para diminuir o inchaço e o hematoma assim como ajuda a estancar o sangue. Nos casos de fratura externa, pode-se ainda aplicar gelo no local, mas com um pouco mais de cuidado para evitar qualquer tipo de infecção. Nesses casos aconselha-se aplicar água muito gelada.



- Evite movimentar o acidentado. Chame um socorro, pois o mesmo prestará o atendimento especializado para o caso. A movimentação, por mais que poucas em pessoas com fratura pode causar outras da mesma gravidade ou piores.

- Livre o membro fraturado de qualquer objeto que dificulte a movimentação do sangue. Em caso de fraturas nos braços e mãos, retire anéis, relógios e pulseis, em caso de pernas, tornozelos ou algum membro que esteja coberto por roupa, livre-o imediatamente, mas com muito cuidado.

Fraturas existem em todos os graus. Erroneamente, deixamos de procurar um socorro médico em caso de torções por acharmos que com simples compressas de gelo o problema é sanado. De fato em alguns casos, não passa de um inchaço e some para sempre, porém por precaução nunca deixe de visitar uma emergência para fazer um raio X e se certificar que não existem problemas maiores.