Saúde > Primeiros Socorros Choque Elétrico

Primeiros Socorros em Caso de Choque Elétrico


O choque elétrico é uma descarga de energia no corpo humano. Essa descarga pode ser baixa ou forte, e a segunda pode causar danos à saúde ou até mesmo a morte. Muitas pessoas demoram a ser atendidas em caso de choque elétrico, pois não recebem os devidos primeiros socorros. Para evitar esse tipo de problema, vamos ensinar de forma bem simples quais as principais atitudes diante alguém que tenha recebido um choque elétrico.

O pior choque é o que passa de uma mão para a outra. Ele é perigoso porque atravessa o tórax e assim tem muitas chances de atingir o coração e a respiração, por esse motivo algumas pessoas sofrem asfixia ou sentem-se sufocadas após receber um choque. Esse tipo de choque pode causar morte, principalmente se não existir uma prestação correta de socorro.



Como falamos antes muitas pessoas não recebem os devidos primeiros socorros e isso se dá pela falta de conhecimento mesmo, pois o choque, mesmo após atingindo uma pessoa, dependendo a quantidade de descarga elétrica que tenha ocorrido, pode permanecer circulando no corpo.

Em caso de primeiros socorros para choque elétrico, o que deve ser feito?

- Primeiramente ligar para o 193, pois eles terão o socorro correto para o caso.

- Desligue o aparelho que causou o choque elétrico retirando todas as tomadas que o ligam à energia.

- Se precisar levantar, mover ou puxar alguém nessa ocasião, não as faça de mãos livres, você também pode absorver o choque e sofrer ataque da mesma forma. Envolva suas mãos com jornal ou saco de papel.



- Você tem que levar a pessoa para o mais longe do local e também tem que fazer isso com bastante calma, movendo a pessoa com alguma matéria que não seja condutor de energia. Você pode usar um cabo de vassoura, corda seca, tábua, pedaço de borracha ou cadeira de madeira.

- Se a pessoa estiver consciente, levante as pernas e a cubra com um cobertor e tente acalmá-la. Se a pessoa estiver inconsciente, deite-a de Aldo. Tendo esses primeiros atos, você pode salvar uma vida e evitar que essa pessoa tenha algum tipo de parada respiratória. Evite tumulto ou situações que deixe a pessoa nervosa.