Cursos de preparação para o parto

A gravidez, muito embora seja um fenômeno de caráter extremamente natural e "corriqueiro", ainda hoje é vivenciada cheia de dúvidas e tabus. Mesmo que programada e desejada, quando confirmada, gera sempre muita insegurança, medo e ansiedade. Esses sentimentos tendem a aumentar, devido a grande falta de informação por parte do casal envolvido, gerando muitas vezes gestações problemáticas, ocasionando partos difíceis, cheios de intervenções médico-cirúrgicas, cesarianas desnecessárias, enfim, uma experiência de parto traumática.

O primeiro passo a ser tomado quando se tem por objetivo um bebê, é ter a certeza de que ambos (homem e mulher) gozem de perfeita saúde, física e mental. Essa é a base para o sucesso. Ansiedades, cobranças, obsessões: JAMAIS!!!!!!

A partir do momento em que uma mulher se vê grávida, além de todas as mudanças físicas e fisiológicas pelas quais ela irá passar, haverá uma carga muito grande de mudanças psícológicas, como inversão social, aumento de responsabilidades, medo do desconhecido, medo de não saber cuidar, medo do parto, medos, medos e mais medos.

Os cursos de orientação à gestante, têm como objetivo, proporcionar, através da informação, uma experiência gestacional e de parto bem positiva, com grande sucesso na amamentação, amenizando as ansiedades, e fornecendo respostas às questões assombram a vida do casal grávido, sobre os mais diferentes tipos de assunto: sexualidade, alimentação, exercícios físicos, álcool, fumo, medicamentos, peso, doenças, exames, enxoval, parto, pós parto, amamentação, dores, a escolha do hospital, os direitos da mulher durante todo o pré natal e na hora do parto, e muitas outras coisas.

Esses cursos de orientação, são dados muitas vezes por hospitais, clínicas, entidades relacionadas ao tema, ou por Doulas (acompanhantes de parto) com habilitação para tal, que dão continuidade ao trabalho, através de apoio físico e emocional à gestante, ou orientando o pai ou acompanhante de como fazê-lo, durante o decorrer do trabalho de parto e parto, estendendo-se ao pós parto até a formação do vínculo materno-infantil com o estabelecimento da amamentação.

O casal bem informado,irá vivenciar esse momento de suas vidas sem medos e tensões, participando mais ativamente desse processo magnífico e sagrado que se chama GESTAÇÃO.


      Denise P. Bueno da Silva

     Psicóloga/Doula


Maiores informações no site www.mommyslove.cjb.net


| Capa Saúde | Alimentação | Primeiros Socorros | Sexo Seguro |