saúde > Implante Dentário

Implante Dentário

Que o mercado de trabalho está muito concorrido todos já sabem, que critérios como graduação, especialização, idiomas fluentes, experiência, entre outros são fundamentais na hora de decidir com qual candidato ficar também já é do conhecimento de todos, mas, um critério que pode ser decisivo na escolha além do currículo é a boa aparência.

Antes de qualquer pessoa expressar seu conhecimento o que prevalece é a estética da mesma. Antes mesmo de se anunciar os outros acabam julgando os demais pela aparência, isto é, pelo jeito que está vestido, pelos cuidados com a higiene pessoal e após essa primeira apresentação de alguns segundos é que a pessoa irá se expressar, mas, a primeira impressão já foi marcada pelos demais.

Como diz o ditado, “O rosto é o seu cartão de visita”, então, o mesmo deve estar sempre bem tratado. Além dos cuidados estéticos, o mais importante é a saúde e neste caso vamos focar a saúde bucal. Muitos têm medo de ir ao dentista, mas, tratar os dentes não é sinônimo apenas de beleza estética, mas de saúde e quando ambas caminham juntas, o sucesso é garantido.



Como fora mencionado anteriormente, o medo faz com que algumas pessoas não freqüentem o dentista e com o passar do tempo, muitos perdem os dentes. No entanto, há uma solução, isto é, o implante dentário. A falta de dentes leva a todo um desequilíbrio da mordida e da musculatura das regiões vizinhas, causando uma perda estética, com aspecto de envelhecimento, e principalmente causam problemas de mastigação e dores na região da articulação dos maxilares.

Com relação ao implante dentário, vamos esclarecer algumas dúvidas, como, a questão dos exames necessários, neste caso o paciente deverá realizar um exame radiográfico da região e uma avaliação da saúde geral, onde o dentista pode pedir um exame de tomografia computdorizada para avaliar a quantidade óssea da área desdentada.

A instalação do implante não dói, pelo fato de que todo o processo é realizado sob anestesia local. Nos primeiros dias pode ocorrer um pequeno inchaço por se tratar de um procedimento cirúrgico, porém é uma condição controlada com medicamentos que o dentista irá prescrever conforme a necessidade. No entanto, o desconforto varia de acordo com a extensão da cirurgia e do próprio organismo do paciente, mas não deve causar transtornos significativos e a instalação do mesmo demora cerca de 30 minutos, porém pode variar de acordo com a complexidade do caso e a necessidade de procedimentos adicionais.



Um ponto importante é que não há rejeição do implante dentário, pois o mesmo é feito com titânio, um material biocompatível, portanto não é rejeitado pelo organismo. O que pode acontecer em raros casos é o insucesso por falha na união do implante com o osso.

Com relação à duração do implante, este, com um planejamento adequado, boa saúde do paciente e condições ideais de higienização oral e manutenção, o implante é definitivo e não há necessidade de remoção ou troca.

Por último, o cuidado necessário com o implante é praticamente o mesmo cuidado com os dentes naturais, através da escovação e fio dental. Para casos de prótese total, deve-se realizar uma higienização tanto da prótese como dos implantes. É importante a visita regular ao consultório odontológico para avaliações de rotina.