Biografia - Pink Floyd

No início dos anos 60, no auge da psicodelia, surgia o que viria a ser uma das mais importantes bandas do cenário rock mundial: O Pink Floyd.
O nome Pink Floyd vem da junção dos nomes de dois bluesmen da Geórgia: Pink Anderson e Floyd Council, foi batizada numa das viagens lisérgicas de Syd Barret causadas pelo LSD.Com Syd Barret (G/V), Roger Waters (B/V) Rick Wiright (K) e Nick Mason (D) o Floyd se tornou uma das mais bandas mais amadas e respeitadas em todo o mundo, tornou-se também um sinônimo de perseverança e muito amor à música, sempre superando os seus altos e baixos e nunca desapontando seus fãs.
Em 1969 a banda perdeu seu líder, Syd Barret, que foi afastado por uso excessivo de drogas, no lugar de Barret entra David Gilmour, assumindo a guitarra do Floyd (onde continua até os dias de hoje) com isso Roger Waters passa a ser o novo "chefe", muitos consideram esta a melhor fase do Pink Floyd, há quem diga que a melhor fase é com Barret, ou apreciem mais a fase atual e há ainda aqueles que amam o trabalho do Pink Floyd como um todo.
As apresentações da banda sempre são regadas de muitos efeitos que às vezes tornan-se muito polêmicos, como é o caso do show realizado em 14 de abril de 1969 no Royal Festival Hall, South Band em Londres, onde um enorme monstro prateado emergia de um lago durante a execução da música "Echoes", o efeito agradou a todos os presentes menos os ecologistas, pois todos os peixes do lago morreram eletrocutados. Outra polêmica envolvendo a banda aconteceu em Veneza em 1990. O show do Pink Floyd abalou literalmente as estruturas da cidade que já afunda a cada ano, a quantidade de lixo deixada pelos fãs foi imensa fazendo com que a banda se desculpasse com as autoridades locais.
Mas nem só de polêmicas vive o Pink Floyd, se você ainda não teve a oportunidade de assistir o vídeo "Live At Pompeii" de 71, assista, ouvir Waters cantando "Careful with that axe, Eugene" e ver as suas imagens fundirem-se com as imagens das ruínas de Pompéia e imagens dos habitantes petrificados da cidade, são simplesmente emocionantes.
A turnê de The Wall também não fica atrás cheia de efeitos, o palco que tinha 160 metros de largura por 30 metros de altura, durante a execução das músicas um grande muro era construído pelos roadies, sendo destruído ao final da apresentação, fantástico.
Com a gravação de The final Cut de 83 tudo levava a crer que o Floyd acabaria, pois o álbum mais parecia um solo de Waters que um álbum do Pink Floyd, já que apresentava poucas colaborações de Gilmour e Mason.
Com a saída de Waters pouco tempo depois, todos achavam que o Floyd iria mesmo acabar, mas David Gilmour resolveu tocar a nave mesmo com as ameaças de Waters dizendo que jamais eles iriam conseguir produzir algo sob o nome Pink Floyd.
Em 1987 chega as lojas de todo o mundo "A Momentary Lapse of Reason", que foi um sucesso monumental que emplacou dois grandes sucessos "Learning To Fly" e a maravilhosa "On The Turning Away", a turnê durou quase dois anos rendendo em 1989 o álbum ao vivo "The Delicate Sound Of Thunder".
Após uma longa espera chega em 1994 aquele que viria a ser mais um renascimento do Pink Floyd, o álbum "The Division Bell" que emplacou diversos hits no mundo todo.
O Pink Floyd hoje é um dos maiores bandas do rock mundial, com um dos cachês mais altos da história, estimado em um milhão de dólares, a banda ainda é inédita no Brasil, embora já se tenham sido feitas milhares de promessas aos brasileiros.
Enquanto a banda não dá sinal de vida, nos resta apenas nos deliciarmos com algum item da vasta discografia da banda e continuar sonhando com o dia em que estaremos "confortavelmente entorpecidos" a bordo da nave psicodélica do Pink Floyd.

A banda:
David Gilmour (G/V)
Rick Wiright (K)
Nick Mason (D)


Discografia Oficial:
The Piper at the Gates of Dawn -1967
A Sacerful of Secrets - 1967
Ummagumma - 1970
Atom Heart Mother - 1970
Relics - 1971
Meddle - 1971
The Dark Side of The Moon - 1973
A Nice Hair - 1974
Wish you were Here - 1975
Animals - 1977
The Wall - 1979
A collection of Great Dance Songs - 1981
The Final Cut - 1983
A Momentary Lapse of Reason - 1987
The Delicate Sound Of Thunder - 1989
Shine On - 1993
The Division Bell - 1994
P.U.L.S.E - Álbum Ao Vivo - 1998
The Wall - Remasterizado - 2000



Outras biografias