Biografia - Aerosmith

O quinteto Aerosmith nasceu na cidade americana de Boston, preservando em seus mais de vinte anos de formação o estilo de hard rock direto, alegre, misturado a rock-baladas que garantiram o sucesso do grupo durante toda sua carreira. O rock and roll vibrante do Aerosmith teve como influências declaradas as bandas Rolling Stones e New York Dolls (inclusive no visual andrógino de Steven Tyler).
A banda foi formada em 1970 quando Steven Tyler (originalmente baterista) e Joe Perry (guitarrista), companheiros de trabalho em uma fábrica de sorvete, juntamente com o baixista Tom Hamilton resolveram montar uma banda. O power-trio rapidamente foi completado pela segunda guitarra de Brad Whitford e pelo baterista Joey Kramer (que permitiu que Tyler se dedicasse exclusivamente aos vocais).
Após dois anos de pequenas tours pelo circuito alternativo americano foram descobertos pela gravadora Columbia em 1972, gravando seu primeiro álbum auto entitulado no início de 1973. A recepção do álbum e do primeiro single (Dream On) foi apenas razoável mas suficiente para que a banda conquistasse uma legião fiel de fãs. Durante esta primeira fase da carreira profissional excursionaram como banda de abertura de bandas tão diversas como Kinks, Mott The Hopple e Mahavishnu Orchestra. O segundo álbum, Get Your Wings, apesar de uma melhor repercussão também não foi um estouro de vendas.
Apenas com Toys in the Attic de 1975 o Aerosmith conheceria as grandes platéias. O grupo tinha o privilégio de possuir uma sonoridade inédita, agradando a público e crítica; sua música era elaborada demais para ser punk, alegre demais para ser chamada de heavy metal e agressiva demais para ser comparada ao hard rock da época capitaneado pelo Led Zeppelin. As letras sacanas eram o contraponto perfeito à energia irresistível e arranjos fáceis de serem assimilados. O primeiro grande hit foi Sweet Emotion logo seguida por Walk This Way. Em pouco tempo a balada Dream On, gravada alguns anos antes também viraria um hit.
Em 1976 saiu Rocks, senão o disco mais vendido do Aerosmith, o seu maior clássico, influência de toda uma geração do hard rock americana. Foi o primeiro disco de platina do Aerosmith, iniciando uma série de discos que alcançariam esta vendagem por vários anos seguidos.
A banda continuou gravando cada vez mais, excursionando cada vez mais e consumindo cada vez mais drogas, o que não parecia afetar sua produtividade e qualidade. A partir de 1979 passaram por uma pequena crise com a saída de Joe Perry (que seguiu carreira solo durante algum tempo) e entrada de Jimmy Crespo, situação que se agravou em 1980 com a saída de Brad Whitford (substituído por Rick Dufay) e um acidente de moto sofrido por Steven Tyler. Em meio a dificuldade para lançar material novo a gravadora soltou a coletânea Aerosmith Greatest Hits. Quando saiu, o novo disco (Rock In a Hard Place) foi acolhido como muito inferior a todas as gravações anteriores, apesar das excelentes vendas.
Após um longo período de férias forçadas a banda voltou com sua formação original em 1984, lançando o álbum Done With Mirrors pela nova gravadora, Geffen. Quando tudo parecia bem Steven Tyler sofreu uma overdose, tendo de suspender o restante da turnê. Foi o sinal para que a banda procurasse encarar de frente pela primeira vez a sua dependência de heroína. Em 1986, após um longo período de internação em clínicas de desintoxicação a banda voltou limpa e incentivada pela grande repercussão da regravação de Walk This Way pela banda hip-hop Run DMC. O novo disco, Permanent Vacation, superou as expectativas. Pump, lançado em 1989, confirmou a excelente fase por que passava a banda com os singles Love In na Elevator e Janie's Got a Gun.
O próximo disco demoraria muito a sair, desta vez não em virtude de problemas com drogas ou desentendimentos. Get a Grip de 1993 superou todas as expectativas. As excelentes baladas Livin on The Edge, Cryin e Amazing, tocadas à exaustão em rádios e MTV levaram a banda a sua maior vendagem nos mais de 20 anos de carreira.



| Imprimir | Outras Biografias |

Mande esta página para alguém:
Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de Destino: