Música > Biografias > Gilberto Gil

Gilberto Gil



A música brasileira oferece uma diversidade de vertentes para todos os apaixonados por diferentes estilos e gêneros musicais, conseguindo agradar um grupo específico de indivíduos que sente-se atraído pelos produtos e trabalhos divulgados em mídias e meios de comunicação de massa, principalmente, e até mesmo alguns considerados alternativos, assim como a internet.

Com a presença de uma variedade imensa de estilos, cada pessoa em questão escolhe o seu preferido para visualizar as bandas e cantores que fazem parte do gênero, passando a admirar todos os artistas que qualidade e que produzem trabalhos incríveis para seu público.



Sobre Gilberto Gil

Um dos maiores nomes da música brasileira é Gilberto Gil, sendo que o mesmo devido aos seus trabalhos maravilhosos que foram criados em questão de canções e músicas conseguiu destacar-se por todo o país, atraindo uma legião de fãs e admiradores de tudo o que é produzido pelo artista.

Gilberto Passos Gil Moreira, seu nome verdadeiro, adotou somente Gilberto Gil para que fosse possível popularizar-se facilmente, sendo que o cantor nasceu em 1942 e, desde cedo, interessou-se pela música, levando esta paixão como sua carreira profissional.



O cantor começou a criar músicas e canções relacionadas à bossa nova, um dos estilos que cativava muitas pessoas na época, porém o trabalho de Gilberto Gil sofreu algumas mudanças ao passar do tempo, sendo que o cantor, ainda cultivando o mesmo ritmo e som nos produtos midiáticos produzidos, passou a modificar suas letras, baseando todas as mesmas em questões que interessavam a população em geral, assim como ativismo social e até mesmo questões políticas, procurando conscientizar todos à sua volta, juntamente com seu amigo e também cantor Caetano Veloso.

Sua fama nacional deu-se devido ao auxílio de uma grande amiga cantora, Elis Regina, sendo que a mesma passou a divulgar Gilberto Gil em 1967, principalmente como compositor de uma canção que foi sucesso em todo o Brasil, conhecida como Ensaio Geral.

Novas mudanças foram aplicadas das músicas e canções produzidas por Gilberto Gil em meados de 1970, sendo que o mesmo, além da bossa nova, passou a cultivar outros gêneros inspirados na cultura africana e até mesmo norte-americana, procurando ligar ambos os ritmos e formar um novo estilo harmonioso.