Idiomas > Japonês > Exame de Proficiência em Japonês



O objetivo do exame de proficiência em língua japonesa tem como objetivo avaliar e certificar oficialmente a competência em língua japonesa, no Japão, o exame é realizado pela Associação de Educação Internacional do Japão, já no exterior é realizado pelas entidades culturais e educacionais, e, pelas comissões de realização do exame de vários países, com a colaboração da Fundação Japão.

O Exame divide-se em quatro níveis, podendo o candidato escolher o nível de acordo com a sua capacidade. Cada nível é composto de três partes: “Ortografia e Vocabulário”, “Compreensão Auditiva” e “Compreensão de Texto e Gramática”.

Com relação ao que fora dito anteriormente, o nível um exige que o candidato seja competente no idioma para uma vivência social plena ou para estudos e pesquisas em universidades japonesas. O nível dois exige que o candidato seja capaz de ler, escrever e de manter conversação sobre assuntos gerais, neste nível a gramática possui um nível de dificuldade intermediária. O nível três exige que o candidato seja capaz de ler e escrever textos simples e de manter conversação do cotidiano e o nível quatro exige que o candidato seja capaz de ler e escrever textos curtos e simples e de manter uma conversação básica.

Serão apreciadas a aprovação ou a reprovação apenas dos candidatos que prestarem todas as três partes do exame. No entanto, todos os candidatos que prestaram o Exame receberão o comunicado do resultado, no caso da aprovação, os aprovados receberão o Certificado de Proficiência em Língua Japonesa e o comunicado do resultado, assim como o Certificado de Proficiência serão enviados até fins de março do ano subseqüente. Aos candidatos que irão estudar no Japão por meios próprios, a Associação de Educação Internacional do Japão enviará o resultado do Exame às universidades ou outras instituições de ensino no Japão, se assim o desejar.



Idiomas

Curso Japonês