Empregos > Primeiro Emprego

Primeiro Emprego


Conseguir um bom emprego nunca é fácil pois há quase sempre uma grande concorrência e os candidatos estão cada vez melhor preparados. Quando se trata do primeiro emprego há uma insegurança ainda maior pois os candidatos normalmente são muito jovens ou recém-formados e ainda não possuem a experiência exigida.

Os jovens têm muitas dúvidas a cerca do primeiro emprego, dentre elas, como preencher um currículo? O que falar quando perguntarem sobre experiências anteriores? Como falar sem deixar aparentar o nervosismo? Neste caso, algumas dicas são necessárias para que você se destaque, dentre os demais candidatos, e consiga a tão sonhada vaga de emprego.



Em primeiro lugar, o candidato deverá conhecer o mercado em que pretende atuar e a empresa onde deseja trabalhar. É realmente importante conhecer o local. Para isso, procure na internet, converse com pessoas que trabalham no local, se informe o máximo que puder para entender a proposta e as filosofias do sem empregador. A partir disso mostre interesse e colaboração. Elabore um currículo de forma profissional. Este é importante para que seu futuro empregador conheça suas habilidades e competências pessoais.

Antes da entrevista é uma preparação, ou seja, tomar certos cuidados para não cometer erros que poderão interferir no seu desempenho. Por exemplo, o currículo deverá conter dados recentes sobre suas experiências e atividades; não chegue atrasado; seja educado com os demais candidatos e com o entrevistador; desligue o celular; evite mascar chicletes, fumar ou mesmo olhar para o relógio constantemente; opte por um traje coerente com o ambiente escolhido; evite excessos e mostre interesse e atenção quando for solicitado a responder as questões.

Durante a entrevista você deverá cumprimentar o entrevistador; apresentar-se; falar com clareza (fale com convicção e evite falar muito alto ou muito baixo); evite fazer piadas; quando for solicitado a fazer perguntas, faça-a de maneira objetiva e coerente e antes de sair, despeça-se com cortesia.

Não se esqueça de relaxar e manter a calma. Tenha confiança e mostre-se seguro. Isso ajudará a impressionar o seu entrevistador.



Mande esta página para alguém:

Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de Destino: