Dicionário da língua Portuguesa


O idioma português é a língua oficial de oito países e de outros territórios colonizados por Portugueses. Use o dicionário de português para encontrar o significado das palavras que você desconhece. É muito fácil, basta digitar na caixa abaixo a palavra que você deseja conhecer e pressione ou clique no botão.






O que é um dicionário de Português? Um dicionário é uma reunião de palavras ou termos próprios, e quase sempre são organizados de acordo com a ordem alfabética. Existem muitos tipos de dicionários, e cada um possui um estilo ao qual pretende obedecer. Há dicionários bastante específicos, como os que abrangem algum tema, como medicina ou arte, por exemplo. Os mais comuns são os que agrupam as palavras de uma língua, e eles possuem várias utilidades, como as pessoas que têm alguma dúvida sobre o significado de algum vocábulo ou para consulta de quem está aprendendo aquele idioma.

Assim sendo, um dicionário de português é aquele que contém palavras do idioma com o que elas significam, além de classificar a palavra de acordo com a gramática, como verbo, advérbio, adjetivo, substantivo, etc. Isso faz com que resolva a dúvida das pessoas que estão querendo saber mais sobre aquela palavra e também é um excelente parâmetro para as pessoas que ainda não tem familiaridade com aquela língua, conseguindo maiores esclarecimentos. Um dos dicionários da língua portuguesa mais famosos e completos é o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, conhecido popularmente apenas como Dicionário Aurélio. Antes de comprar um dicionário, é importante pesquisar a sua qualidade, pois existem alguns bastante defasados e que não possuem uma reunião tão grande de palavras.

O Dicionário Aurélio é um dos mais vendidos e populares em nosso país, e há versões menores como as de bolso, que são também excelentes. Os historiadores acreditam que o dicionário se originou na Mesopotâmia, com escritos na linguagem cuneiforme. Depois os gregos criaram catalogações para as palavras gregas, e dessa forma passaram a utilizá-lo para tirar dúvidas e esclarecer conceitos e termos, mas ainda não eram organizados de acordo com o alfabeto. Eles passaram a ter a classificação alfabética apenas no final da Idade Média, e depois surgiu a primeira tentativa de um dicionário latim-vernáculo. Mas foi só com a expansão da imprensa que de fato os dicionários se tornaram mais usuais, no século XV. A primeira tentativa de um dicionário em português foi lançado em 1712 e é o Dicionário Português e Latino, de Raphael Bluteau.