culinária > receitas regionais > cozinha nordestina

Focada no regionalismo, a comida nordestina é talvez, a mais típica do nosso país. É, sem dúvida, muito apreciada em todos os cantos do Brasil.

O Nordeste brasileiro é referência quando o assunto é costumes culturais. Estilos de roupas, músicas, gírias são sempre diferenciadas nessa região tão brasileira. Isso se deu devido à formação do nordeste ter sido toda feita por escravos fugidos da áfrica e também com forte influência portuguesa e indígena. Todas essas diferentes influências se fundiram em um processo único. Um exemplo forte dessa cultura particular nordestina são as comidas típicas. Cada estado tem seu tempero e seu gosto bem individualista e cheio de contextos históricos.

Um exemplo forte dessa particularidade na culinária é a comida baiana. Acarajé, abará e vatapá, são heranças africanas e que viraram especiarias deliciosas que só podem ser encontradas no nosso nordeste. Alguns estados hoje já têm casas especializadas em comida baiana, assim como até uma fábrica que exporta os deliciosos acarajés, mas em nenhuma dessas opções encontramos tanto sabor como saborear esses famosos bolinhos de feijão branco, só na Bahia mesmo!

Acarajé - Comida Baiana

Alguns especialistas na área, gostam de dividir a comida nordestina em dois tipos: a comida do litoral, que é feita com base nos produtos encontrados no mar e a comida do sertão que é aquela que dá sustância ao povo que sofre com a seca e ausência de alimento, encontrando assim em produtos mais nativos sua sobrevivência.

A cozinha do litoral nos traz peixes tipicamente preparados com temperos nordestinos e as lagostas, caranguejos e siris que são consumidos em grande escala nas praias do nordeste.

A cozinha do sertão, já é caracterizada pelo que chamamos de “comidas pesadas”, por serem comidas com alto valor nutritivo e que são de difícil digestão. Isso propositalmente foi virando tradição devido à fome que os sertanejos passavam. Como não tinham garantia de alimento sempre, os nordestinos que sofriam com essa escassez acharam na mandioca, carne seca, farinha e outros item de forte sustância seu alimento, pois esses conseguiam nutrir por mais tempo essa gente.

Com muito ou com pouco estilo, o que mais é notado no nordeste é o valor que as pessoas da região dão às suas comidas. É comum ver famílias nordestinas consumindo seus pratos típicos diariamente e sem motivo, apenas para degustar o que mais gostam. Outra coisa super comum também no nordeste, são pratos típicos da região em restaurantes dos mais variados estilos, não sendo necessário um restaurante vender comida nordestina para servir um gosto feijão com arroz por exemplo.

Acarajé

Aluá

Arroz de Coco

Arroz de Leite

Arroz Doce

Baião de Dois

Bolo de Batata Doce

Bolo de Carimã

Bolo de Cenoura

Bolo de Macaxeira

Bolo de Milho Verde

Bolo de Nata

Bola Engorda Marido

Bolo Pé de Moleque

Caldinho de Camarão

Caldinho de Feijão

Caldinho de Peixe

Caldinho de Sururu

Camarão na Moranga

Carne Básica de Cajú

Carne de Sol

Cearense

Cocada de Coco Verde

Creme de Galinha

Cuscuz de Tapioca

Cuscuz Branco de Tapioca

Derresol

Doce de Coco

Docinhos de Amendoim

Farofa de Banana

Farofa de Cuscuz

Farofa do Sertão

Feijão Caseiro

Feijão Tradicional

Feijoada de Frutos do Mar

Fritada de Cajú com Camarão

Galinha Cabidela

Grão de Bico com Dobradinha

Grude de Goma

Lagosta ao alho e óleo

Lagosta Reis Siqueira

Lentilha com Bacon

Macaxeira Gratinada

Paçoca

Paçoca Nordestina

Pamonha de Milho Verde

Patê de Cajú

Peixada Cearense

Pipoca Doce

Pirão

Pudim de Macaxeira

Pudim de Tapioca

Purê de Inhame

Queijadinha

Quibe de Cajú

Rolês Incrementados

Sarapatel

Siri com maçã

Sopa de Arroz e Milho

Torta de Banana Diferente