culinária > receitas italianas

Acciughe Biance

Agnello Allá Pecorara

Antepasto de Pimentão

Baccal a Mantecato

Bolo dos Reis

Caneloni com Frango e Cogumelos

Capelletti Allá Romagnola

Carpaccio de Bresaola com Rúcula

Cassata Siciliana

Espaguete com Berinjela

Espinafre à Italiana

Fetucine Alfredo

Palha Italiana

Pão Italiano

Penne Allá Veneto

Pêras ao Chocolate

Risoto com Champanhe

Risoto de Limão

Risoto de Pêra ao Vermout

Rosca de Natal

Spaghetti Allá Puttanesca

Tomate Seco

Zabaglione

A culinária da Itália é muito famosa no mundo inteiro, suas criações se espalharam e ganharam lugar em quase todos os restaurantes e casas. Hoje é fácil encontrar no supermercado uma lasanha congelada, mas não pense que foi moleza sua criação, demorou bastante tempo até encontrarem a medida perfeita.

Os ingredientes mais utilizados pelos italianos são batatas, milho, pimentões e tomates, por isso as massas e os molhos são tão apreciados. Em cada região italiana tem uma receita diferente. Outros dois importantes nessa cozinha são os queijos e os vinhos, nunca podem faltar. O café assumiu um lugar original no país, o “espresso” é corriqueiro.

Não tem como escapar do colorido e do aroma dessa culinária. Filé a parmegiana, palha italiana, espaguete à carbonara, nhoque, pizza, lasanha, macarrão bolonhesa, conchiglione de ricota, são inúmeras as receitas italianas. A massa é a chefia italiana. Vamos ver uma simples, mas muito gostosa:

Pizza, quem não gosta? Toda a garotada se anima quando se diz em pedir uma pizza, essa receita é totalmente original da Itália, mas, por que pedir uma quando se pode fazer uma?

Você precisa de fermento de pão, farinha de trigo, óleo, água morna, sal e açúcar, tem gente que usa uma colher de pinga para deixar a massa bem sequinha, mas faremos sem ela, ok? Também será necessário um tabuleiro ou pirex redondo, a não ser que queira uma pizza quadrada.

Dissolva todo o fermento na água junto com o sal e o açúcar, junte a farinha e um pouco de óleo, misture tudo com as mãos bem limpas, até soltar dos dedos, se precisar acrescente um pouco mais de farinha. Reserve por 30 minutos, a massa irá crescer. Faça então os discos finos, para que não fique grosseira a massa, acrescente o molho e coloque no forno. Você poderá guardar no congelador para rechear depois ou na hora, fica a critério.

A cozinha italiana oferece ainda muito mais receitas, você pode escolher o que vai preparar de acordo com a ocasião. Você ainda pode desfrutar para deixar ainda mais italiano, ervas como manjericão, manjerona e orégano. E é claro azeite. Buon Appetito!