culinária > receitas espanholas > paella

Receita de Paella

Comida originária da Espanha, a Paella ganhou espaço no cenário mundial. O prato leva este nome por ser feito em uma frigideira, conhecida como paellera. Esta frigideira é utilizada, pois permite que todos os ingredientes fiquem cozidos de forma igual. Trata-se de um prato bem elaborado, porém sem grande dificuldade de preparo.

Ingredientes:
3 pimentões, um de cada cor (verde, vermelho e amarelo);
1 kg de polvo cortado em rodelas;
½ kg de lula cortada em rodelas;
800g de marisco com concha;
½ de camarão médio (sem casca);
½ de cubos de frango, sem pele;
½ de carne de porco em cubos;
500g de arroz, tipo integral;
Açafrão (1 colher de sopa);
6 camarões grandes (para decoração);
1 cebola grande picada;
300 ml de azeite;
6 dentes de alho amassados;
5 tomates sem pele e sem semente;
Sal; pimenta do reino branca; ervilha e água.



Modo de Preparo:
Cozinhe o polvo por cerca de 6 minutos em uma panela de pressão. Não deixe cozinha mais que isso, pois ele irá virar uma borracha. Deixe reservado após o cozimento.

Em um panela com agua fervente coloque os mariscos e deixe por 5 minutos. Os que não abrirem as conchas devem ser jogados fora. Em uma panela grande coloque duas colheres de azeite e doure um pouco do alho. Em seguida acrescente o frango. Utilize sal e pimenta do reino branca para o tempero. Quando estiver bem dourado deixe reservado. Na mesma panela faça o mesmo processo com a lula, à carne de porco e o camarão. Doure os ingredientes de modo separado e separe.

Pegue os tomates e os pimentões e corte em tiras. Ferva as ervilhas e deixe separado. Agora adicione o restante do azeite, o alho e a cebola picada, deixe dourar e em seguida acrescente os pimentões e os tomates. Deixe dourar. Coloque o frango, a lula, a carne de porco, os mariscos (retire as conchas), o polvo e os camarões. Mexa delicadamente. Em seguida adicione o arroz e misture bem. Coloque água até cobrir os ingredientes, mas não exagere. Em seguida adicione o açafrão e verifique se a quantidade de sal está agradável. Coloque papel alumínio e tampe. O tempo de cozimento é de aproximadamente 20 minutos. Caso seja preciso coloque mais água.

Após cozido coloque os camarões grandes por cima, para decorar, jogue as ervilhas e adicione umas conchas. Cubra novamente com papel alumínio. Desligue o forno e deixe a panela fechada por cerca de 5 minutos. Sirva em seguida.

Montagem Final
Transfira para uma travessa pré-aquecida, arranjando os mexilhões e o vôngole por cima. Guarneça e sirva.