- Afrodisíacas
     - Árabe
     - Australiana
     - Aves
     - Bolos
     - Carnes
     - Chinesa
     - Churrasco
     - Diet & Light
     - Drinks
     - Doces
     - Espanhola
     - Frutos do Mar
     - Indiana
     - Italiana
     - Japonesa
     - Judaica
     - Lanches
     - Massas
     - Mexicana
     - Microondas
     - Molhos
     - Natal
     - Patês
     - Práticas
     - Regional
     - Saladas
     - Sobremesas
     - Sopas
     - Tortas
     - Vegetarianas
  + Busca por ingrediente
  + Dicas de Cozinha
  + Guia de Vinhos
  + Guia de Restaurantes

culinária > receitas espanholas

A culinária espanhola é bastante saborosa, e isso a tornou famosa e apreciada no mundo inteiro. Ela faz parte da culinária mediterrânea e utiliza muitos ingredientes como azeite de oliva, vegetais, especiarias e frutos do mar. Além disso, devido à grande produção de vinho no país, os espanhóis costumam a acompanhar as refeições com uma boa taça de vinho, e a bebida é de excelente qualidade. A culinária espanhola varia e possui características próprias de acordo com cada região do país, mas de qualquer forma um de seus pratos mais famosos é a paella, que é um prato de arroz com frutos do mar.

Em todas as regiões da Espanha podemos notar que as pessoas fazem as refeições acompanhadas por pão e vinho, consomem muitas saladas (especialmente nos meses mais quentes), usam azeite de oliva como óleo, usam muita cebola, alho e o sofrito (que é um molho feito com cebola, tomate, alho, ervas aromáticas e azeite). São pratos típicos de todo o território espanhol os embutidos (como o jamon serrano, a morcilla e o chorizo), os queijos, os pistos (que são como um ratatouille), a tortilla de patata (uma espécie de omelete de batata) e o gazpacho (uma sopa fria de verduras). Existem vários pratos em que os principal ingrediente são os grãos e há muitas espécies de sopas.

Nas sobremesas, marcam forte presença o doce de leite, os flans, o arroz doce, os churros, as magdalenas e as torrijas (que é uma rabanada feita com vinho). Na cidade de Madrid, a capital espanhola, um dos seus principais pratos é o cozido madrileno, que usa grão de bico, carnes e verduras, e é um prato simples e de origem judia. No País Basco, os molhos são considerados bastante importantes, para acompanhar as carnes assadas na brasa. Já a culinária galega usa muitos ingredientes frescos, e os peixes e mariscos têm grande destaque. Em Navarra, as perdizes e codornas são preparadas de diversas maneiras, e um dos pratos mais típicos é com aspargos e alcachofras. Na Andaluzia, os peixes fritos e empanados são muito apreciados.

Confira algumas receitas:

Arroz com Feijão e Nabo
Arroz de la Huerta com Pollo
Batata Espanhola
Coelho à Espanhola
Coelho com Ervas
Cozido Espanhol
Feijão à Espanhola
Frango ao Vinho
Huevos a la Flamenca
Migas de Pueblo
Paella Tradicional
Pernil de Cordeiro
Pisto Manchego
Puchero de Frango
Riñones al Jerez
Risoto Espanhol
Salmão Espanhol
Sopa de Alho à Moda Espanhola
 


Culinária Espanhola - Receitas Espanholas