culinária > receitas indianas

Chamuças

Kofta

Lentilha à Moda Indiana

Pão indiano

Pashka Light

Arroz (pulao)

Chapatis (pão assado na chapa)

Chutney de Abacaxi (doce apimentado)

Dhal (sopa de ervilhas)

Dhokla (bolos picantes)

Espinafre com Iogurte (Palak Raita)

Garam Masala

Hari Chutney

Jeera Chawal

Kebabs picantes de cordeiro

Chicken Makanvala

Samosa (pastel de vegetais)

Semolina (também chamada Rava na Índia)

Subji (vegetais cozidos)

Galinha Tandoori

Essa culinária é característica por seus temperos variados, ervas, frutas locais entre outros. A comida indiana está mais famosa no mundo hoje, devido à procura por diversidade das pessoas e ao acúmulo de viagens feitas, difundiram ainda mais essa culinária. O curry é um tempero muito utilizado pelos indianos, é uma mistura de especiarias contendo pó de açafrão, coentro, gengibre, cardamomo, cominho, noz-moscada, pimenta, canela e cravinho. Seu preço é um pouco mais caro por conter todos esses tipos de especiarias.

A comida indiana é marcada pelo tempero forte, muita pimenta é utilizada para garantir o efeito. Dentre as mais famosas encontram-se o chutney de abacaxi, frango ao curry, picadinho indiano, risoto de camarão e curry, arroz com vinho entre outras diversas. Os pratos vegetarianos são muito requisitados na Índia, lá os indianos comem de 2 a 3 vezes, sendo essas vezes pratos principais acompanhados de picles, condimento agridoce e sobremesas. Não podendo faltar arroz e chana, grão de bico, na mesa.

Os principais pratos oferecidos até em festas possuem nomes característicos:
Samosa – pastel feito com vegetais.
Chapatis – pão sem fermento, sempre nas principais refeições.
Dhal – sopa, podendo ser bebida numa caneca.
Lassi – suco de frutas e iogurte, consumidas geladas.

Para aprender mais sobre essa culinária tão diversificada, vamos ver uma receita típica:
Arroz com curry e vinho – após a lavagem do arroz, espere secar. Frite numa panela as cebolas no azeite, acrescente o alho e frite, retirando todo o amargo. Junte o arroz, o curry e o sal. Refogue até que todo arroz esteja amarelinho. Coloque metade da garrafa de vinho branco e seco, tampe a panela. Caso no final ainda esteja duro o arroz, complete com água.

Essa receita mostra como é importante para a cultura indiana os temperos e os vinhos, já que o arroz é de suma importância para eles, seu cozimento é priorizado de maneira diferente dos outros. O legal é que tudo tem muito gosto acentuado, então você consegue sentir bem o sabor das coisas.

Fora os vegetais que ficam uma delicia se bem temperados. Por hora é isso, a culinária indiana só não é mais famosa pela quantidade de pessoas que não apreciam pimenta na comida, mas que gosta não abre mão.