culinária > receitas chinesas

Arroz Branco Chinês

Galinha com Amêndoas

Gelado Frito

Músculo à Moda Chinesa

Ovos Mexidos à Chinesa

Pastéis Cozidos (Tsu Ro Pao)

Pescada com Gengibre

Risoto Chop Suey

Torrada de Camarão (Tsa Char)

Vieira e Camarão à Cuplo Wong

Chaa Len Tuofan

Har Chow Fon / Arroz com camarão

Lot Ju Kair Nigow

Macarrão Thai

Pao Pig

Pao T´Sai

Won Tong / Pastel Chinês

Arroz à chinesa

Arroz Xau-xau

Carne à chinesa

Carne de Porco Shop Suey

Carne desfiada com Cebola

Chop Suey de Frango

Choe Mein

Combinado Pequim

Fatia de Carne com Brócoli

Frango à chinesa

Frango Xadrez com Amendoim

Galinha com limão e gengibre

Lombo à chinesa

Lulas à chinesa

Misso shiru

Molho Agridoce

Porco Agridoce

Rolinho Primavera de Camarão

Soong de Carne de Porco

Yakisoba

A culinária chinesa é bastante exótica para algumas pessoas, principalmente para o brasileiro, lá se comem animais de várias espécies incluindo cachorros, que no Brasil, são domesticados e amados. Após as olimpíadas, a china ficou mais famosa, sendo mais observada pelo mundo.

Na verdade a base da cultura é a comida, eram feitos oferendas para os deuses em busca de boa colheita. Dentre os diferencias estão a presença do Yin e Yang nos pratos buscando sempre o equilíbrio, um doce, um salgado, um frio outro quente, um duro e um macio.

Sempre tem verduras, sopas, pães, peixes, aves e carnes. Além da concentração do yin e yang, os chineses levam em conta os cinco elementos sendo considerados energias, o fogo, a madeira, a água, o metal e a terra, estes são representados pelos alimentos como amargo, azedo, salgado, picante e doce, respectivamente.

Alguns pratos já são de gosto popular como o yakissoba, tendo sua base carnes, legumes e molhos, outros nunca ouvimos falar, como o Rolinho primavera que é feito com carne bovina moída, shoyu, vegetais como o recheio e uma massa fina por fora para ser frito. Existem outras comidas típicas da China, frango com limão, molho chinês de gengibre e soja, bife a moda mongol, brócolis com molho de ostra e muitas outras receitas. As massas e frituras são muito presentes em Pequim: talharim, pastel e bastante variedade de bolinhos. Alguns pratos exóticos como barbatana de tubarão e cobras também são encontradas nesse país.

O camarão empanado com molho agridoce é bastante popular na culinária dos chineses, não é difícil de ser feito, mas é muito gostoso. Peixes e crustáceos são muito aproveitados, todos os tipos, caranguejo, ostra, tudo que vem do mar eles gostam bastante. A plantação de arroz existente em Xangai é responsável pelo abastecimento de boa parte da China. Como continuação da cultura as doenças estão diretamente ligadas à comida, o que estiver em excesso ou em falta é o que causa a doença na pessoa.

Certamente os chineses possuem uma cultura bastante diversificada, mas isso não nos impede de aproveitarmos algumas coisas que ela tem a nos oferecer. Os chineses são grandes sábios e conforme buscam o equilíbrio, aprendem coisas novas a cada dia.