Quais os melhores filmes?


Tentar fazer uma lista com os melhores filmes do mundo não é uma tarefa fácil. Um ranking que não é polêmico não pode ser um bom ranking. Não acredito em unanimidades.

Em primeiro lugar, o cinema é uma arte muito variada. E cada um tem suas próprias preferências e suas paixões. Há os que são apaixonados por filmes de suspense e é natural para estes que alguns bons filmes do gênero fiquem no topo de qualquer lista de melhores filmes. Há quem goste de dramas ou de comédias. Um grupo quase fanático dos aficionados em ficção científica. Fica fácil perceber que cada perfil iria criar uma lista diferente.

Por isso, é importante tentar relevar as preferências pessoais e criar uma lista neutra. Algo geral, que agrade a maioria das pessoas. Outra ideia é criar listas específicas. Quais os melhores filmes de terror de todos os tempos? Quais os melhores filmes dos anos 80? Desta forma seria mais fácil fazer as comparações e possivelmente criaríamos uma lista um pouco menos polêmica.



Alguns filmes são quase universalmente aceitos pelo público e pela crítica. O Poderoso Chefão é um bom exemplo. Este filme de 1972 que retrata conturbadas relações familiares de um líder da máfia é muitas vezes eleito como o melhor filme de todos os tempos. De fato, o site americano de cinema Internet Movie Data Base teve este como o melhor durante muito tempo.

Outro filme que nenhum bom cinéfilo pode deixar de ver é Um Sonho de Liberdade com Morgan Freeman e Tim Robbins. Trata-se de uma emocionante história de sonhos em uma penitenciária norte americana.

O meu filme predileto é “O Bom, o mau e o feio” traduzido no Brasil muitas vezes como “Três Homens em Conflito”. Este é um verdadeiro clássico. Um épico Western (filme de faroeste ou bang-bang) protagonizado por Clint Eastwood.

É claro que poderíamos citar muitos outros filmes influentes. Provavelmente mais de uma centena deles. Vale a pena lembrar de Pulp Fiction, A Lista de Schindler, Guerra nas Estrelas entre muitos outros.

E para você? Qual a sua lista de melhores filmes de todos os tempos?