Atlas > Estados Unidos da América > Visão Geral dos EUA

Visão Geral dos EUA

Os Estados Unidos da América (EUA) são um país localizado no norte do continente americano. É habitado por mais de 300 milhões de pessoas – sendo o terceiro país mais populoso do mundo – que se distribuem em um território de 9,3 milhões de quilômetros quadrados.

Tendo sido colonizado pela Inglaterra, a língua falada pela população dos EUA é o inglês. A miscigenação de nativos com imigrantes foi intensa ao longo de sua história, resultando em uma população de origem étnica e racial muito variada. O próprio presidente do país, Barack Obama – que é também o primeiro presidente negro de sua história –, é exemplo disto, sendo filho de um queniano e de uma norte-americana.



No aspecto econômico, os EUA apresentam uma economia muito forte, que fez do dólar a principal moeda do mundo, base para trocas comerciais. As atividades do terceiro setor, de comércio e serviços, representam a esmagadora maioria do Produto Interno Bruto do país, 78%. A pequena fatia de 1% do PIB que é respondida pela agricultura não impede que o país seja o maior produtor mundial de milho. O restante, cerca de 21%, corresponde à atividade industrial distribuída pelo território – com destaque para a indústria de armamentos.


Devido à sua grande extensão territorial, o país apresenta condições climáticas bem diversificadas. O mesmo ocorre com a flora e a fauna, que também se apresentam de formas muito diversas. De forma geral, os climas presentes são o subtropical, o mediterrâneo, o polar e o temperado, sendo este último o mais comum.

A cultura dos EUA exerce grande influência em todo o mundo, principalmente na porção ocidental. A música, a literatura e a produção cinematográfica, por exemplo, são exportadas para outros países, influenciando na cultura de outros povos. Hollywood – apesar de perder em tamanho para Bollywood, na Índia – é a mais bem sucedida indústria cinematográfica do mundo.

Turismo

Estados Americanos
atlas