Atlas > Brasil > Locais Turísticos Brasil > João Pessoa

João Pessoa

João Pessoa é um município brasileiro, capital e cidade mais populosa do estado da Paraíba. É conhecida como "Porta do Sol", devido ao fato de no município estar localizado ao ponto mais oriental das Américas (Ponta do Seixas).

João Pessoa é a terceira capital de estado mais antiga do Brasil e também a última a ser fundada no país no século XVI. Durante a ECO-92, a conferência da ONU sobre o meio ambiente, João Pessoa recebeu o título de segunda cidade mais verde do mundo.

O turismo é um grande produtor de renda e gerador de empregos, além do o comércio, que também possui grande participação econômica na maior cidade do estado. Há também um parque industrial complexo formado por diversos segmentos, tais como, alimentos, automobilística, bebidas, couro, metalúrgica, móveis, química, têxtil, dentre outros.



Dentre os passeios turísticos, os turistas devem visitar as construções barrocas como o Teatro Santa Roza, a Igreja Nossa Senhora do Carmo, a Igreja de São Francisco, conferir exemplos de arquitetura típica do século XIX, como o Casarão dos Azulejos e conferir também o centro histórico assistindo ao pôr do sol no antigo Hotel Globo, atual sede do Consulado da Espanha e Centro de Informações Turísticas.

As praias são lindas, sendo as quatro principais: Bessa, Manaíra, Tambaú e Cabo Branco. A badalação noturna fica por conta de Tambaú, com seus bares, restaurantes e casas noturnas, sem esquecer de mencionar que lá se localiza a principal feira livre de artesanato da cidade e o hotel Tropical Tambaú, construído praticamente no mar. A culinária regional é outro destaque, sendo que os pratos típicos são: carne do sol, com arroz de leite e macaxeira cozida ou no rubacão, feita com feijão branco, arroz, queijo e verduras.


Contudo, pode-se dizer que a cidade é incrível, mas não se pode ir à Paraíba e não conhecer as suas praias paradisíacas. Já Jacumã, distrito de Conde, a 30 km de João Pessoa, e é uma das praias de nudismo mais famosas do país e as regras são claras: no trecho em que é obrigatório tirar a sunga e o biquíni, homem desacompanhado não entra.

Turismo

Fotos João Pessoa
mais locais turísticos do Brasil
atlas