Atlas > América Central > Panamá

Turismo no Panamá


O Panamá é bastante conhecido por conta canal que tem o seu nome, e é um país com uma localização geográfica bastante privilegiada, já que ele está bem no centro da América, ligando o norte ao sul, e faz a passagem da água do mar do Caribe em direção ao oceano pacífico. Hoje em dia ele é um dos países mais internacionais da América Latina, de acordo com o Índice de Globalização das Nações Unidas. A moeda oficial é o dólar e a língua é o inglês, e você verá pessoas do mundo inteiro no seu aeroporto, nas suas ruas e rodovias.



Possui apenas 2,8 milhões de habitantes e é um dos países com economia mais estável da América Latina. Um fato curioso é que há mais de vinte anos, o país não tem Forças Armadas. O Panamá está apostando no turismo ecológico e na prática de esportes mais radicais para atrair os turistas, além de ter lindas praias e o mar calmo e morno do Caribe, local que é procurado por mergulhadores, praticantes de esportes aquáticos e que acontecem muitos cruzeiros. As praias mais famosas são as de Isla Grande e Portobello, e a de Santa Catarina para os surfistas. Com uma pequena viagem de aproximadamente uma hora de distância dá para chegar a costa do pacífico, em que o mar é mais agitado e apropriado para a prática do surf.



A infra-estrutura turística do país é excelente, herdada do tempo em que ainda era colônia dos Estados Unidos. Você poderá passear por uma ferrovia do século XIX e visitar uma aldeia indígena com demonstrações dos rituais e costumes daquele povo. Além disso, o Panamá também é um ótimo lugar para compras, pois possui lojas no estilo “duty-free”, e o Free Shop do seu aeroporto é um dos maiores e mais completos do mundo, além de ter bons preços. Não deixe de visitar o canal do Panamá, que é considerado por muitos como sendo uma das maravilhas do mundo moderno. É uma obra de engenharia que chama muita atenção. Sem dúvida vale a pena visitar o Canal do Panamá quando for ao país. Em Miraflores, os turistas podem ver de perto os transatlânticos em ação.