Atlas > América Central > Jamaica

Turismo na Jamaica



A Jamaica é um dos mais novos destinos que estão conquistando de vez os brasileiros, já que é um excelente lugar para as pessoas que apreciam os encantos da natureza sem que a indústria do turismo ainda não tenha se instalado. Antigamente, esse era um destino que apenas alguns turistas americanos se interessavam, e hoje em dia esse quadro está se alterando. É um país com clima tropical, tem incidência de ciclones e é um local que passa por graves problemas financeiros.



A sua economia (baseada na agricultura da banana, cana-de-açúcar e extração da bauxita) nunca foi suficiente para mantê-lo, e existe uma alta taxa de desemprego e grande dívida externa. A combinação desses fatores fez com que a Jamaica começasse a se preocupar em desenvolver o turismo, para ajudar a deixar a economia mais estável. É um lugar que pode ser visitado o ano inteiro, mas os meses entre agosto e outubro são mais suscetíveis a furacões. Em agosto é possível pegar os festivais de reggae, como o Sunsplash e o SumFest. O reggae, que ficou famoso no mundo inteiro através de Bob Marley, atrai mitos turistas do mundo inteiro. Na parte das compras, há artesanatos interessantes (como as feiras de Ocho Rios e Montego Bay) e camisetas com a temática do reggae.



Não deixe de trazer uma garrafa do ótimo licor Tia Maria e um pouco do café Blue Montains. A moeda oficial é o dólar jamaicano, mas o dólar americano é bem aceito em todo local. A língua oficial é o inglês, mas os jamaicanos têm um jeito próprio de falar, e usam palavras que apenas eles conhecem. Mas com calma você conseguirá entendê-los, já que o povo é bastante simpático e dificilmente você terá algum tipo de problema com eles. Para entrar no país, basta ter o passaporte válido, não é preciso visto ou algum tipo de vacina. Não perguntarão se você está levando dinheiro ou se já tem lugar para ficar, por exemplo. Para dirigir, é só ter a sua carteira de habilitação válida e o passaporte que você não terá transtornos.