Atlas > América Central > Guatemala

Turismo na Guatemala



A Guatemala é um país bem pequeno, de apenas 100.000 km2 e tem uma população de 9.000.000 de habitantes. Na sua região norte, que é pouco povoada, temos as ruínas das primeiras cidades que deram origem a cultura maia. Esse é um país com forte influência indígena, correspondendo a mais da metade do seu povo. Por esses motivos, a Guatemala já está deixando de ser um destino mais diferente para ser procurado pelos turistas brasileiros. A sua cultura é muito rica, já que mescla elementos espanhóis com dos antigos habitantes maias.



Fuego é o nome da antiga capital do país, que é uma linda cidade colonial tombada pela Uneso como Patrimônio Histórico da Humanidade. Ela é rodeada pelos vulcões Água e Acatenango, ela foi reconstruída diversas vezes por causa de terremotos. Passeando pela cidade, podemos observar vários edifícios, igrejas, palácios e conventos de arquitetura colonial, da época em que o país foi colônia da Espanha. Para viajar para a Guatemala, o turista brasileiro não precisa de visto especial, apenas passaporte com validade para os próximos seis meses, além de ter tomado a vacina de febre amarela com ao menos 11 dias de antecedência. Não se preocupe com a comunicação, pois além da língua oficial ser o espanhol, o povo é muito atencioso e simpático.



Chichicastenango é um local conhecido pelo seu imperdível mercado indígena, que acontece toda quinta e domingo. No centro fica a Igreja de São Tomé, que é um local usado pelos sacerdotes maias em rituais de purificação até hoje, sendo possível assisti-los sem maiores dificuldades. Na região norte do país, encontramos as cidades de Tikal e El Mirador, que abrigam os melhore exemplos das ruínas maias. A Guatemala possui uma boa rede de hotéis e resorts, e recentemente está abrindo as suas portas para receber os turistas, já que a sua economia é pobre, baseada na exportação e produção de rum, café e cacau. Não existem épocas ruins climaticamente para fazer essa viagem, mas é válido lembrar que o mês de maio e o de outubro são bastante chuvosos e os meses de março e abril costumam ser bem quentes.