Atlas > América Central > El Salvador

Turismo em El Salvador


El Salvador é um país em que o turismo representa grande parte de sua economia. É um lugar de clima tropical, com muitos atrativos naturais e praias lindíssimas, além de ter o seu lado histórico, com ruínas coloniais e pré-colombianas. Esse ainda é um destino pouco escolhido pelos brasileiros, que agora estão começando a descobri-lo. O país fica no coração da América Central e é o único país desse continente que não tem litoral voltado para o oceano atlântico. Ele fica dividido em três partes, a oriental, a ocidental e o centro, que é onde fica localizada a capital San Salvador.



Uma boa pedida é visitar a rota arqueológica do país, que é uma linda e excelente surpresa. A 30 minutos da capital, é possível visitar o Parque Arqueológico San Andrés, que possui um museu com informações sobre os primeiros assentamentos humanos no local. Á uma hora e quinze minutos da capital temos o Sítio Arqueológico de Tazumal, onde existem construções feitas pelas civilizações pré-colombianas, e a maior delas conta com 24 metros de altura. Mas uma das principais atrações da rota arqueológica é o Sítio Arqueológico de Joya de Ceren, que foi tombado como patrimônio da humanidade pela Unesco no ano de 1997.



Ele é uma espécie de museu que conta a história dos 14 mil anos da ocupação humana na região. A aldeia que existia no local foi coberta pelas cinzas de um vulcão, formando uma espécie de “Pompéia latino-americana”, e foi descoberta em 1993. A rota da paz é outra grande aposta do turismo, em que a natureza é a principal estrela. Esse é um país bastante rico em água doce, que conta com muitas cachoeiras e as límpidas águas do Rio Sapo. As suas florestas tropicais úmidas são ideais para a prática do trekking. Além disso, há um artesanato local com bastante variedade, especialmente em San Ignácio e La Palma. A cidade de San Salvador é moderna e possui uma boa infra-estrutura para o turismo, além de ter um centro histórico bastante preservado. A região central do país é a que abriga as praias mais bonitas e badaladas.