Atlas > América Central > Cuba

Turismo em Cuba


Viajar para Cuba é uma experiência diferente e única, visto que o país continua em regime comunista (embora tenha começado uma abertura econômica nos últimos anos) e hoje em dia há poucos lugares que ainda o são. A língua oficial é o espanhol, a moeda o peso cubano e a capital é Havana. As principais cidades turísticas além de Havana são Santiago de Cuba, Pinar Del Rio e El Varadero. Os hotéis em Cuba são todos propriedades do governo, e devem ser reservados ainda no Brasil, então se você deixar para ir sem reserva, pode ficar sem lugar para ficar.

Se você preferir, é possível gastar um pouquinho a mais e alugar uma casa. Passeando pelo país você verá faixas e outdoors com slogans que nos lembram que a revolução ainda está presente.



O povo cubano é bastante amável e simpático, dificilmente você terá algum problema com eles. O país ainda sofre como embargo econômico dos Estados Unidos, fazendo com que vários produtos e tecnologias não cheguem ao lugar. Para quem curte passeios históricos, Cuba é um prato cheio, já que possui cidades coloniais e literalmente respira história. Para os amantes da natureza, é possível se divertir no seu belo litoral, com praias incríveis.

Cuba é a maior ilha do Caribe e podemos ver o moderno se misturando com o antigo. Muitos ainda vêem uma viagem dessas como sendo uma coisa de pessoas alternativas ou socialistas, mas atualmente essa visão tem melhorado bastante e essa viagem já tem sido mais procurada pelos brasileiros.



Quando você for trocar dinheiro no país, procure levar euros ao invés de dólares, isso porque a moeda americana tem uma taxa de 10% nas casas de câmbio. Há guichês de troca de moeda no centro de Havana, nos aeroportos e nos hotéis.

Você verá que os cubanos deixam as janelas e os portões das suas casas abertos, e isso se deve ao baixíssimo índice de criminalidade local, então fique sossegado, pois você não terá problemas desse tipo. Só tome cuidado com o assédio dos vendedores de charuto, que tentarão te vender a um preço bem elevado.