Atlas > Brasil > Locais Turísticos Brasil > Serra da Mantiqueira

Serra da Mantiqueira

A Serra da Mantiqueira ocupa território dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. É lá que podemos encontrar quatro dos dez maiores picos do Brasil e por esse motivo ficou conhecida como o “Himalaia Brasileiro”. Para o turista que busca frio, as mais lindas paisagens serranas, tudo instalado em uma comunidade simples que faz questão de manter os costumes habituais. É uma APA ou Área de Proteção Ambiental, inclusive a mais extensa do nosso país e protege um ecossistema cheio de particularidades e beleza geológicas.

São cerca de 500 quilômetros de extensão que guardam lindas cachoeiras de quedas naturais, riachos, rios e lagoas de águas cristalinas, espécies da nossa fauna e flora que compõe um ecossistema bastante diversificado.



O nome “Mantiqueira” foi dado por índios e em tupi guarani significa “Serra que Chora”. O nome foi dado pela quantidade de rios com boas águas e são, inclusive, responsáveis pelo abastecimento de toda parte norte da cidade de São Paulo. É na Serra da Mantiqueira que estão também as fontes de águas minerais mais conhecidas do Brasil, além do maior complexo hidrelétrico do país no Rio Parnaíba.

Uma parte do maciço da Mantiqueira é composta pelo maior bioma do mundo, o bioma Mata Atlântica. Uma área extremamente conservada cuidadosamente com uma mata que aglomera alguns tipos de árvores como o Jacarandá, Ipês, jequitibá e o pinheiro brasileiro ou araucária.


Entre as espécies da fauna, o veado campeiro, o lobo guará e a jaguatirica, são as espécies mais preservadas e protegidas em toda sua extensão.

É uma área muito procurada por turistas, principalmente pelo clima frio. Campos do Jordão é uma das cidades que estão nessa área e é destino de centenas de paulistanos e pessoas vindos de outras partes do Brasil para conhecer um pouco mais dessa serra. Além de Campos do Jordão, existem outras opções como Monte Verde, Munhoz, Delfim Moreira, todas do estado de Minas Gerais, entre outras cidades. Por ser uma área turística, existem períodos de alta temporada e portando uma época de cidade cheia e festas para movimentar os visitantes. Em qualquer cidade da Serra da Mantiqueira que o turista escolher, encontrará todo tipo de hospedagem e restaurantes. São cidades muito bem estruturadas para receber visitantes.

Turismo

Fotos Serra da Mantiqueira
mais locais turísticos do Brasil
atlas