Atlas > América do Sul > Brasil > Serra da Canastra

Serra da Canastra



Uma das reservas naturais mais conhecidas do Brasil, a Serra da Canastra é onde estão os mais belos cartões postais de cunho ecológico. Em abril de 1972, visando melhorar a preservação do local, foi criado o Parque Nacional da Serra da Canastra. É nesse parque que se encontra a nascente real e geográfica do Rio São Francisco, inclusive um dos mais importantes da reserva. Apesar de todo o local ser chamado de “Serra”, tudo na verdade é formado por uma cadeia de enormes montanhas que formam uma das imagens mais bonitas do nosso país. São algumas e lindas cachoeiras que encantam qualquer visitante com suas imensas quedas natural.



Além de uma vasta biodiversidade biológica e uma imensa gama de opções para passeios, trilhas, caminhadas ecológicas e exercícios. O turismo ecológico cresce a cada dia mais por toda área da Serra da Canastra.

Referindo-se à sua formação, são basicamente dois maciços que formam toda a região. A Serra da Canastra e a Serra das Sete Voltas com uma vegetação basicamente rasteira predominando campos rupestres e matas ciliares além de algumas poucas zonas de cerrado. Um relevo acidentado prejudica muito o acesso a pessoas com pouca disposição para caminhadas e matas.



Para visitar o Parque Nacional da Serra da Cantareira, o turista tem que seguir alguns direcionamentos para que sua visita não afete em nada a extensão do parque. O horário de funcionamento é de 08 às 18 horas, apesar da administração recomendar chegar antes das 16 horas. Se o visitante estiver com algum veículo motorizado, tem que tomar cuidado com a estrada, o limite de velocidade permitida é de 40km/h.

Dentro do parque, não é permitido o acesso com bebida alcoólica, usar algum tipo de equipamento de som, prática de qualquer tipo de esporte radical, principalmente os que colocam em risco a estabilidade natural do parque.

Existem programas de orientação e apoio ao turista. Caso exista algum venha a infringir na lei, além de ser retirado imediatamente do parque, poderá sofre algum tipo de processo judicial. Você pode visitar o site da serra e do parque antes procure um grupo turismo onde você pode comprar um pacote com todos esses atrativos.