Atlas > Brasil > Locais Turísticos Brasil > Serra da Bodoquena

Serra da Bodoquena

A Serra da Bodoquena está localiza no Complexo do Pantanal e é de importante significado para a área. Na sua extensão foi criado no ano 2000, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena e que até hoje é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ou ICMBio. A serra é também um dos ecossistemas de maior importância para o Mato Grosso do Sul. São algumas dezenas de plantas e animais que vivem em todo o território, alem de rios, riachos e lagoas com águas tão cristalinas que se tornam completamente transparentes. A origem do local é desconhecida, mas estima-se que a formação rochosa da serra tenha acontecido há mais de 1 bilhão de anos, onde toda a extensão seria um grande mar que secou.



É uma área completamente colonizada, por isso foi necessário a criação do parque natural. Desde o início dos anos 90 viu-se a necessidade de uma proteção ambiental no local para conservar a biodiversidade do cerrado e do pantanal que cobre a Serra da Bodoquena por completo. As águas do Parque Nacional da Bodoquena são preciosas. Nelas vivem animais raros e refúgio de lindas espécies marinhas. São cristalinas a ponto de o visitante conseguir andar ou nadar tranquilamente sem correr o perigo de entrar em lugar desconhecido ou esbarrar em algum animal. A limpidez das águas favorece também estudos e pesquisas feitos na área da serra. Existem ainda muitas espécies marinhas que não foram identificadas e catalogadas na floresta.


Por ter sido formada pela ação das águas, a Serra da Bodoquena possui diversas cavernas, a maioria formada por rochas sedimentares. Isso com certeza torna-se um atrativo a mais para quem está praticando turismo ecológico na área. Em algumas dessas cavernas, não se tem acesso, ou por ficarem submersas ou por não oferecer a segurança mínima para visitação. Por ser uma área de conservação ambiental, é completamente proibida a caça ou pesca no local e o acesso sem permissão e condutor treinado para a função. O acesso é terrestre. Dentro da área abrangida pela serra, existem estâncias que promovem o eco turismo no local. Essas estâncias oferecem pacotes de estadia e programação recreativa onde o visitante pode conhecer o local. Procure uma agência de turismo mais próxima de você e saiba como.

Turismo

Fotos Serra da Bodoquena
mais locais turísticos do Brasil
atlas