Atlas > América do Sul > Brasil > Serra da Cantareira

Serra da Cantareira



A Serra da Cantareira está localizada no estado de São Paulo e é onde se encontra uma das maiores florestas urbanizadas do mundo. Isso significa que no local existem construções, porém, todas adaptadas à natureza, dando prioridade a conservação da área verde. Na serra, encontram-se reservas ecológicas nativas, plantas exclusivas e cerca de 200 espécies diferentes de animais. O nome é um derivado de “cântaros”, jarros de água que ficavam expostos em uma prateleira para venda, e essas tais passaram-se a se chamar “cantareiras”. Mas vamos entender melhor a história do lugar.

Durante os séculos XVI e XVII toda essa região era rota de tropeiros que estabeleciam comércio entre São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Para quem não sabe, tropeiros eram comerciantes que trabalhavam entre as cidades, conduzindo seus produtos geralmente em cavalos.



Como as viagens eram longas, os mesmos tinham que estocar água e comida o suficiente para se manter até o próximo ponto. O estoque de água dos tropeiros era feito em jarros chamados Cântaros e guardados em prateleiras montadas e organizadas de forma que encaixassem esses tais jarros. O nome dessas prateleiras ficou conhecido como Cantareiras. E daí deu-se o nome daquela serra.

A serra da Cantareira passou a ser importante para o estado de São Paulo a partir do século XIX quando cresceu o cultivo de café, Eva mate e açúcar. Com a prática da agricultura, a população cresceu bastante em São Paulo.



Com esse crescimento veio a escassez de água, pois o abastecimento da cidade não era suficiente. Foi então construída uma bomba para ajudar na manutenção da região e hoje, ela faz parte dos atrativos históricos da cidade. Outro destaque do local é a Estrada de Ferro Cantareira, uma linha férrea criada para ajudar no transporte de materiais para a construção da bomba.

Em toda extensão do Parque Estadual da Cantareira, encontram-se locais abertos para visitação e muito bem estruturados. São áreas de trilhas, ciclovias, anfiteatros e muito mais opções de um divertimento completamente voltado à natureza. Se você tem vontade de conhecer o local, pode entrar em contato com a administração do parque e ver o melhor horário ou informação sobre grupos. O telefone para contato é (11) 2203 3255.