Atlas > Estados Unidos da América > Relevo dos EUA

Relevo dos EUA

O relevo da maior potência das Américas é bem simples. Todo o território dos Estados Unidos, falando - se em relevo, é muito bem dividido. Cada região tem a sua particularidade e características na formação. Para poder se entender melhor esse assunto, podemos dividir todo o país em três regiões: a região Central, a região Ocidental e a região Oriental. Cada uma dessa região possui sua formação geográfica e vamos entender melhor, caracterizando – as separadamente.

REGIÃO CENTRAL
Essa região é basicamente formada por baixas altitudes e grandes planícies. Essa formação é um dos fatores principais responsáveis pela prática da agricultura na região.



REGIÃO OCIDENTAL
Nessa região, as montanhas predominam. São imensas cadeiras de montanha que se espalham por toda essa porção territorial e por esse motivo, é a região que mais sofre com terremotos e vulcões. A incidência de terremotos na região é muito frequente e é onde também se localizam os maiores vulcões ativos do país. Isso acontece porque é nessa parte do território que se encontram as placas tectônicas – a Placa Norte Americana e a Placa do Pacífico – que se chocam e causam esses acidentes geográficos. É nessa região também que encontramos a Sierra Nevada, as Montanhas Rochosas – que chegam a mais de 4 mil metros de altura - e as Cadeias da Costa.


REGIÃO ORIENTAL
É talvez a região mais importante do país, geograficamente falando. É nessa are que podemos encontrar as formações geológicas mais antigas do país. É por isso, que as montanhas e os planaltos de toda essa porção territorial são os que mais sofreram modificações causadas por variados, longas e grandes processos de erosão. Com isso, parte do relevo dessa região cresceu em algumas áreas, diminuiu em outras e formou – se novas cadeiras em sua maioria. Um grande exemplo desse processo de modificação são os Montes Apalaches.

Entre todas as formações do país, encontramos o ponto mais alto da América do Norte que é o Monte McKinley, uma montanha no Alasca com mais de 6 mil metros de altura. O ponto mais elevado do país encontra-se na Califórnia. O Monte Whitney é o mais alto dos chamados Estados Unidos Continentais, parte territorial que não inclui o Alasca.

Turismo

Estados Americanos
atlas