Atlas > Locais Turísticos > Pompéia

Pompéia

A cidade de Pompéia ficou mundialmente conhecida e é hoje um dos pontos turísticos mais visitados na Itália. Tudo isso desde a sua destruição pelo vulcão Vesúvio em 79 D.C. A cidade era uma das mais promissoras cidades italianas, com atividade econômica voltada ao comércio e com construções muito bem estruturadas.

Até o dia que o vulcão entrou em erupção e destruiu toda a cidade. Alguns poucos moradores sobreviveram, porém a maioria, por não saber do que se tratava, morreu sufocada por fumaça e posteriormente foram petrificados pela lava. Era um dia comum na cidade. As pessoas seguiam o seu ritmo costumeiro até o vulcão entrar em atividade.



Não se sabia, mesmo com o grande estrondo, o que se tratava até imensas nuvens de uma fumaça quente cobrir toda a cidade e sufocar algumas pessoas com o ar muito quente. Mais ou menos 80% da população morreram e foram petrificadas, sendo então Pompéia toda submersa em um imenso mar de lava quente. E dessa forma permaneceu até 1748.

Desde quando foi descoberta entre ruínas e desenterrada, Pompéia virou atração turística e local de estudos, afinal somente parte da cidade foi descoberta e ainda existem escavações no local. Isso leva também à apenas uma parte da cidade ser aberta para visitação.


Por ter sido escavada, algumas partes da cidade têm o chão bastante irregular e com imperfeições, o que torna a caminhada um pouco mais cansativa e difícil. Ah! Claro, carros não tem acesso à Pompéia. Você tem que visitar tudo caminhando mesmo. O que é bem melhor, pois poderá conferir detalhes impressionantes.

Para ter acesso ás ruínas, o turista paga um valor de mais ou menos 15 euros. Isso não dá direito a guias. Você pode se aventurar entre as ruínas, porém é sempre recomendado um grupo com guia, pois entenderá melhor cada lugar e saber observar melhor os detalhes da cidade sem falar que não corre o risco de visitar lugares proibidos e ter complicação com a segurança local. Apesar de a área estar em constante vigilância, ainda teme-se um novo acidente do tipo que aconteceu em Pompéia, pois o Vesúvio não está extinto e pode entrar em erupção a qualquer momento.

Turismo

Fotos Pompéia
mais locais turísticos
atlas