Atlas > Brasil > Locais Turísticos Brasil > Parque Nacional Serra da Capivara

Parque Nacional Serra da Capivara

Localizado ao sudoeste do estado do Piauí, o Parque Nacional Serra da Capivara ocupa mais precisamente a área das cidades de São Raimundo Nonato, Brejo do Piauí, Coronel José Dias entre outras. É um território que guarda as maiores e mais importantes reservas pré - históricas do nosso país. E foi por essa reserva que em 05 de junho de 1979 foi liberado um decreto assinado pelo então presidente da república João Figueiredo, e hoje está sob os cuidados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

As reservas pré–históricas do parque contam hoje com aproximadamente 900 sítios arqueológicos cadastrados sendo a sua maioria pinturas rupestres, mais precisamente 617 deles.



O restante são aldeias e acampamentos de caçadores e coletores dessas peças que trabalham na pesquisa e exploração de toda a área do parque. Devido tamanha importância, o Parque Nacional Serra da Capivara é hoje uma zona decretada e protegida pela UNESCO como a maior reserva de sítios pré – históricos do continente americano e carrega título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

O maior atrativo turístico do parque piauiense com certeza são as reservas arqueológicas, porém o turismo ecológico é bastante comum por lá também. A área é composta por paisagens de vegetação da caatinga e inúmeras serras, vales e planícies. Com uma fauna e flora pouco estudada, o Parque Nacional Serra da Capivara recebe anualmente centenas de curiosos para estudar e quem sabe entrar para lista de descobertas locais.


Existem diversas formas de acesso ao parque, porém a mais indicada é a via aérea partindo de Petrolina, em Pernambuco, por serem apenas 300 quilômetros aproximadamente de distância. Os que desejam ir por via terrestre, o acesso é pelas cidades mais próximas que são Raimundo Nonato e Coronel Dias que também disponibilizam de hospedagem e alimentação.

O acesso ao parque pode ser feito diariamente entre 07 horas da manhã e 05 horas da tarde. O valor cobrado na entrada é de apenas R$ 3,00 por pessoa independente de dia ou época de visitação. Esse valor é cobrado por dia e caso você precise de alguma autorização para fixar estadia nas imediações do parque, terá que consultar a administração local para ver disponibilidade.

Turismo

Fotos Parque Nacional Serra da Capivara
mais locais turísticos do Brasil
atlas