Atlas > Brasil > Locais Turísticos Brasil > Parque Nacional do Itatiaia

Parque Nacional do Itatiaia

Sabemos que o Brasil tem uma infinidade de riquezas naturais principalmente as de cunho ecológico. São diversos parques que se tornaram reservas naturais e de conscientização nacional no quesito “Preservação do meio ambiente”. O Parque Nacional de Itatiaia foi o pioneiro nesse assunto, Criado em 14 de junho de 1937, através de um decreto dado pelo então presidente da república Getúlio Vargas, vem desde então trabalhando a conservação da Serra da Mantiqueira, onde está localizado, assim como outras áreas de preservação ambiental do nosso país.

O Parque fica situado entre os estados do Rio de Janeiro e de Minas e é hoje chamado de “O Castelo das Águas”, por ter sua área abrangendo 12 importantes das nossas bacias hidrográficas regionais e que deságuam nas duas maiores do país, a bacia hidrográfica do Rio Grande e bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.



Além dessa importante característica, o parque possui a flora e a fauna bem formada dentro do que o Bioma Mata Atlântica apresenta.

Os visitantes que querem conhecer todo o parque pode dividir o percurso em duas partes. Na área mais baixa do complexo você pode visitar a lindas cachoeiras com quedas naturais como a Cachoeira de Itaporani, Poranga e Véu de Noiva, pode também conhecer as lindas águas do Lago Azul e da Piscina Natural do Maromba. Subindo um pouco mais a serra da Mantiqueira, encontrará o Pico das Agulhas Negras, Maciço das Prateleiras e a Pedra do Altar, Apesar do visitante poder explorar o Parque Nacional Itatiaia durante qualquer época do ano, existem horários de funcionamento para a parte alta e baixa.


Na parte baixa do parque o horário de funcionamento é de 08 horas até às 17 horas todos os dias, já a parte alta do parque alta, o visitante pode entrar entre as 08 horas da manhã até as 14h30minh da tarde, porém pode permanecer nas atrações até às 17 horas. O valor do ingresso é de R$ 11,00 para brasileiros e R$ 22,00 para outras nacionalidades. Existem também combos de ingresso para caso o visitante queira permanecer no parque por mais de um dia. Essas tabelas podem ser consultadas na bilheteria do parque.

Para chegar, existe transporte partindo de São Paulo ou Rio de Janeiro, tanto para a parte alta quanto para a parte baixa.

Turismo

Fotos Parque Nacional do Itatiaia
mais locais turísticos do Brasil
atlas