Atlas > Brasil > Locais Turísticos Brasil > Pantanal

Pantanal

O Pantanal é um dos nossos biomas e uma das maiores reservas naturais do mundo, além de ter extrema importância para o ecossistema. Localizado quase que completamente no Brasil, entre os territórios dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e fora do Brasil, abrange o leste da Bolívia e o norte do Paraguai, tem hoje mais de 200 mil quilômetros quadrados de área verde e vegetação diversificada. Devido toda essas características e tantas outras de grande importância a UNESCO decretou toda a extensão do Parque Nacional do Pantanal como um Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.

O ecoturismo e a pesca não predatória são os dois motivos que mais levam turistas ao Pantanal.



Pessoas de toda parte do mundo que vão ao parque ecológico para desfrutar de perto todas as belezas naturais, conhecer plantas e animais que existem apenas por lá, além de ver de perto particularidades locais. Entre esses viajantes existem, em sua maioria, os que viajam por motivo de pesquisa para desenvolvimento, já que o Pantanal carrega diversos índices e referências como, por exemplo, a de maior planície inundável do mundo.

A hospedagem e moradia no Pantanal, com certeza está toda voltada ao ecossistema. Pousadas, hotéis e casas são construídas todas com limite e preocupação na preservação do meio ambiente. Então é bastante comum ver estes locais, ricos em fauna e flora e mesmo munidos de tecnologia e modernidades, nunca deixam de lado o lado “natural” bem presente em todo o local.


Se você vai ao Pantanal, com certeza terá opção de passeios, safáris fotográficos, visita em projetos ambientais entre outros passeios como escolha nos serviços oferecidos de onde ficará hospedado.

A atividade econômica local é basicamente a pecuária. Existem centenas de imensas fazendas de criação de gado em toda região, principalmente nas áreas de planícies cobertas de gramíneas, principal alimento para gado. A pesca também é outra atividade de grande importância para a economia do Pantanal. Seus rios em abundância ajudam bastante nesta prática, apesar de sofrerem com a extrema falta de limite da prática, pois a pesca predatória tem se tornado cada vez mais constante na região, causando a escassez de algumas espécies.

Turismo

Fotos Pantanal
mais locais turísticos do Brasil
atlas