Atlas > > Oceanos - Índico

Oceanos - Índico

O antigo Mar das índias é hoje um dos nossos oceanos. Situado a leste da África, ao sul da Ásia, a oeste da Oceania e ao norte da Antártica, o Oceano Índico, é de extrema importância para toda parte oriental do planeta. Ele foi formado a partir da fragmentação do super continente que era chamado Gondwana, onde ao se dividir formou o que é hoje países como a Índia, Nova Zelândia, Nova Guiné e os continentes America do Sul, África e Antártida. A importância do Oceano Índico cresceu quando se tornou o principal meio de contato com o Velho Mundo. O contato era feito para melhorar o setor comercial árabe com a venda e compra de especiarias.

Quanto a sua extensão, o Índico é o terceiro maior dos oceanos com pouco mais de 73 milhões de quilômetros quadrados e cerca de 4 mil metros de profundidade banhando assim três continentes, a África a oeste, a Ásia ao norte e a Oceania ao leste.


É também um dos principais pontos para comércio marítimo entre os continentes, com terminais e portos na África do Sul, Índia, Austrália e Sri Lanka. Devido esse tráfego constante, é grande a carga de petróleo e derivados partidos dos campos petrolíferos do golfo Pérsico e da Indonésia.

As temperaturas das águas desse oceano variam bastante. O clima depende e varia muito. As climatizações do Indico vão de acordo com a região continental mais próxima. Devido essa diferença de temperatura nas águas do Índico, é bem comum a formação de monções que são ventos sazonais que alternam de acordo com as estações do ano.

Devido as monções, a navegação do oceano muda de direção de acordo com cada estação. As monções são também responsáveis pela mudança nas correntes oceânicas, isso provoca, na maioria das vezes inundações em algumas regiões e extensos períodos de seca em outras localidades.

De acordo com estudos científicos feitos sobre correntes marítimas, portos, ilhas e costas foram feitos nas águas do Índico pelos árabes entre os séculos IX e XV. Logo após alguns estudos científicos feitos sobre as correntes do Indico, isso entre os séculos IX e XV, o navegador português Vasco da Gama e o russo Afanasi Nikitin iniciaram as rotas de exploração e colonização das ilhas situadas no oceano, sendo assim uma referência história para tal forma de comércio. Turismo

mais locais turísticos
atlas