Atlas > > Oceanos - Atlântico

Oceanos - Atlântico

O oceano Atlântico é o segundo maior em extensão e divide a Europa e África do continente americano. Como ele fica bem ao centro e é “dividido” pela Linha do Equador, geograficamente foi dividido em duas partes. No entanto sempre são mencionados o Oceano Atlântico Norte e Oceano Atlântico Sul como partes do oceano inteiro, e também por suas atividades e características serem diferenciadas em cada hemisfério.

Com sua imensa extensão, ele recebe deságues de diversos rios e mares, entre eles os principais do mundo como Rio Amazonas, São Lourenço, Orinoco, Mississipi, Paraná, Congo, Níger e Loire. Na extensão do oceano Atlântico pode-se encontrar também mares importantes como o Mar do Norte, Mar das Caraíbas e Báltico. São quase 83 milhões de quilômetros quadrados com uma média de 3 mil metros de profundidade.


Apesar de ser o segundo em extensão, o Oceano Atlântico ocupa o primeiro lugar em importância. Suas águas são as mais usadas para navegação, principalmente a do tipo comercial. É o mais importante também devido a sua biodiversidade, relevo e espécies. Foi pelos mares do Oceano Atlântico que Cristóvão Colombo chegou ás Américas acabando também em 1492 com mitos de seres monstruosos e abismos imensos que engoliam as embarcações que ultrapassassem os limites da linha do equador.

Geograficamente falando, o Oceano Atlântico é formado por uma cadeia de montanhas situadas mesmo ao centro leste da sua extensão que se prolonga um pouco para o norte e sul, essa famosa cadeia é chamada de Dorsal Mesoatlântica.


É nessa cadeia que se situam diversas ilhas mundialmente conhecidas, como a ilha de Bermuda, Islândia, Ilha de Santa Helena e a Ilha do Pico onde está localizado a Ponta do Pico, um dos pontos mais altos do mundo.

O fundo das águas do Atlântico é também bastante explorado. Além de ser habitat natural de centenas de peixes, mamíferos marinhos, crustáceos entre outros, existe uma imensa exploração de áreas de reservas petrolíferas e de gás. O que torna ainda mais visado na disputa de territórios. Do nosso país, alguns estados são banhados pelas águas do Atlântico, entre eles Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Pará e Amapá.

Turismo

mais locais turísticos
atlas