Atlas > Oceanos - Ártico

Oceanos - Ártico

No hemisfério norte do nosso planeta, existe o menor oceano do mundo. O Oceano Ártico ou Oceano Glacial Ártico circunda todo o círculo polar ártico e banha territórios como Rússia, Alasca, Canadá, Groenlândia, Islândia e península Escandinava. Formado todo por águas oriundas dos oceanos Atlântico e Pacífico, o Oceano Ártico tem suas águas congeladas durante todo o ano o que transforma a extensão de difícil navegação.

Devido à temperatura muito baixa, chegando a -50 graus atividades como transporte marítimo, pesca ou instalação de portos e zonas de exploração não pode ser realizada na área. Aos que exploraram mais profundamente as águas congeladas, relataram que apesar das imensas placas de gelo, é possível encontrar águas com temperatura com um pouco mais de 0 grau.


Em relação a sua posição geográfica, a luz do sol é relativamente baixa nessa região, Ao contrário do Oceano Antártico, localizado no hemisfério sul, esse oceano não sofre com a intensidade de ventos e ciclones. Existe sim a presença desses dois fenômenos naturais, porém em baixa escala durante o ano.

Devido suas águas serem congeladas, é muito constante a presença de imensos icebergs tanto em toda sua extensão como “fugidos” para outros oceanos e mares. Algas, briófitas, fungos e líquenes constituem o ambiente local, mas em baixa escala devido às baixas temperaturas.


Esse ano, a NASA anunciou em boletim formal que a camada de degelo do Oceano Ártico é a maior registrada desde o ano de 1979 quando a agência deu início ao monitoramento da área por satélites. Segundo os cientistas, esse fator pode virar preocupante, pois a camada de gelo do Ártico é responsável por moderar a temperatura do hemisfério norte entre o verão e o inverno, pois a camada de gelo crescia gradativamente no inverno e derretia na mesma intensidade no verão. Com esse novo acontecimento pode ocorrer enchentes, tempestades, secas entre outros eventos meteorológicos.

Com esse fato declarado, o oceano ganhou atenção de exploradores geológicos em busca de campos petrolíferos e uma forma de desenvolver a navegação e exploração mais direta da área. Esses últimos acontecimentos levaram ambientalistas a buscarem direitos que proibissem a exploração sem limites na área para evitar o desequilíbrio ambiental do nosso planeta.

Turismo

mais locais turísticos
atlas