Atlas > Locais Turísticos > London Eye

London Eye

Quem visita Londres com certeza tem a atenção voltada para a London Eye, inaugurada em 1999, essa imensa roda gigante é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. A atração foi uma construção feita para comemorar a virada do milênio, onde tal monumento representaria o avanço das eras e seria uma forma de representar a chegada do milênio tão esperado e sempre referenciado como a época que surgiriam as super criações tecnológicas que mudariam o mundo.

A ideia da construção da roda gigante começou no início dos anos 90 quando em meio a diversos projetos apresentados ao governo, o Jornal The Sunday Times junto com Architecture Foundation (Fundação de Arquitetura) iniciaram uma competição que elegeria o monumento entre os projetos apresentados.



A London Eye veio no projeto dos arquitetos Julia Barfield e David Marks que apresentaram a ideia de criar uma imensa roda gigante onde o turista conseguiria ver toda a cidade de Londres do alto. Mas a ideia não foi bem recebida logo de cara e foi ignorada pela competição do The Sunday Times.

Foi então que a companhia aérea British Airways resolveu patrocinar a ideia desses arquitetos e deram inicio a construção da roda gigante. O local escolhido foi a beira do Rio Tamisa, um dos mais famosos e tradicionais do país e conhecido mundialmente. Como seria praticamente impossível mover toda a estrutura pela cidade até instalá-la no local, a roda gigante foi toda construída ali mesmo a beira do rio.


Devido a problemas de segurança, as cabines não foram liberadas e a nova atração não podia ser assim, inaugurada na virada do milênio, mas mesmo assim, o primeiro ministro do país Tony Blair resolveu inaugurar a atração e a mesma passou a funcionar sem visitação, apenas como atrativo. Somente em fevereiro de 2000 que foi liberada para entrada de pessoas que queria dar uma voltinha no brinquedo.

Hoje a London Eye recebe milhares de visitantes diários que podem escolher entre um passeio simples até os mais sofisticados que oferece vinhos ou champagne durante o giro da roda que leva cerca de 30 minutos para ser feito. É com certeza uma das vistas mais lindas da cidade e vale muito a pena conhecer.

Turismo

Fotos London Eye
mais locais turísticos
atlas