Atlas > Brasil > Locais Turísticos Brasil > Jericoacoara

Jericoacoara

JERICOACOARA É UMA DAS PRAIAS MAIS BONITAS DO MUNDO.

O litoral do Ceará está entre os mais bonitos do mundo. São lindas praias paradisíacas formando uma paisagem incomparável. Uma dessas praias é Jericoacoara, escolhida como uma das 10 praias mais bonitas do mundo pelo jornal Washington Post, fica há trezentos quilômetros de Fortaleza e até um tempo atrás era uma aldeia de pescadores com acesso bem restrito. Energia elétrica por lá só chegou em 1988, um lugar com certeza bem particular e inesquecível.

O acesso a Jeri era restrito até bem pouco tempo atrás, e esse foi um dos poucos motivos que a tornou uma praia tão bem conservada e repleta de belezas naturais.



Em 1984 tornou-se uma Área de Proteção Ambiental (APA) e em 2002 o IBAMA transformou toda a região de Jeri e Jijoca em um Parque Nacional, isso ajudou na conservação da ilha e evitou a construção de grandes resorts e hotéis, tanto que a maioria das construções locais são bem rústicas e simples o que transforma ainda mais a praia em um lugar ímpar.

Quem visita Jeri, tem além dos lindos mares, diversos pontos turísticos para conhecer e registrar em fotos e vídeos. A Pedra Furada é o mais conhecido dessas paradas obrigatórias para turistas. É uma grande pedra em forma de arco que foi completamente esculpida pela ação da maré. Essa pedra pode ser visitada apenas quando a maré está baixa e fica em uma área rochosa da ilha, Além da Pedra Furada, nesta mesma área existem diversas outras pedras esculpidas naturalmente e com formatos muito curiosos.


O Farol de Jericoacoara é outro grande atrativo da ilha. Um equipamento ultra moderno que não precisa de ninguém operando. Ele é totalmente alimentado por energia solar. Um ótimo ponto para se visualizar o mar imenso de Jeri e o nascer do Sol. Quem assistir o show nascendo no farol, pode aproveitar o final do dia e ver o por do sol na Duna Por Do Sol. É uma duna gigantesca que fica ao lado oeste da praia e é bastante frequentado nos finais de tarde. É comum ver grupos reunindo-se na duna para assistir o sol se pondo fazendo rodas de capoeira ou apenas jogando uma boa conversa fora.

Estes são apenas um dos lugares mais visitados da ilha, mas com certeza toda sua extensão é recheada de lugares únicos e cheios de particularidades. Visite Jeri e desfrute de um pouco do pedacinho do paraíso aqui na terra.

Turismo

Fotos Jericoacoara
mais locais turísticos do Brasil
atlas