Atlas > Brasil > Locais Turísticos Brasil > Itacaré

Itacaré

Assim como Ilhéus, Itacaré é também uma cidade do sul da Bahia, localizada na Costa do Cacau e adorada por quem gosta de tranquilidade e por surfistas. A receita para esta cidade ser tão atraente está no fato de a cidade ser cheia de belezas naturais, como praias, rios e muita Mata Atlântica preservada. O povo de Itacaré também não deixa nada a desejar em relação a cidade, se a cidade é aconchegante, o povo é hospitaleiro, e mesmo tendo uma infraestrutura pouco desenvolvida, chegando até ser comparada com uma vila de pescadores, ela oferece muitas opções para quem quer se divertir, seja com momentos de sossego, ou aos que procuram opções mais agitadas.

A cidade de originou da construção de uma igreja dos jesuítas no século XVIII, a igreja levava o nome de Capela de São Miguel e o primeiro nome da cidade foi São Miguel da Barra do Rio de Contas.



Depois de muitas lutas com alguns índios que não eram tão amistosos, foi-se construído um túnel que interligava a Capela à Casa dos Jesuítas, as duas construções e o túnel fazem parte hoje do patrimônio histórico de Itacaré, assim como a região de Itacaré é hoje Área Ambiental de Preservação, ali ainda existe muita Mata Atlântica que favorece a prática de trilhas ecológicas. Outra prática que a região favorece é a do Surf, devido a sua geografia, que ajuda a ter ondas, grandes e fortes para os surfistas.


Mas depois da construção da rodovia que liga Ilhéus a Itacaré, em 1998, cidade passou a receber turistas de todas as partes do mundo, e muitos vem atrás dos passeios de canoa no Rio das Contas, tomar banho de cachoeira, percorrer os circuitos de arvorismo presentes em meio a Mata Atlântica, praticar raffitng nas corredeiras de rios próximos, caminhas pelas praias de areias brancas ou simplesmente ver o mais lindo por do sol da Bahia.

A cidade acompanhou Ilhéus durante sua época de ouro devido as plantações de café, mas sofreu os mesmo danos com a praga que dizimou o cacau. Itacaré passou longos anos isolada, depois que seu porto foi assoreado e só voltou a crescer após a construção da rodovia que liga Ilhéus a Itacaré. Vale ressaltar que como Itacaré é uma Área de Proteção Ambiental o estimulo ao turismo, não é para o turismo massificante e sim para um ecoturismo de conscientização da preservação da natureza.

Turismo

Fotos Itacaré
mais locais turísticos do Brasil
atlas