Atlas > Brasil > Locais Turísticos Brasil > Ilhéus

Ilhéus

Mundialmente conhecida por causa dos livros do saudoso Jorge Amado, pois ele ambientou 2 (duas) de suas maiores obras em Ilhéus, Gabriela Cravo e Canela e Terras dos Sem Fim. Ela é a cidade que tem o litoral mais extenso da Bahia, localizando-se ao sul do estado. Conhecida por ter sido durante anos a principal exportadora de cacau do mundo, atualmente desenvolve-se para se tornar o maior polo de informática da região nordeste.

A época de ouro de Ilhéus foi nos anos 20, durante o auge das fazendas de cacau. A cidade era governada por coronéis, o dinheiro e o luxo eram ostentados sempre, é este período que Jorge Amado relata com exatidão de detalhes, fazendo seus leitores se apaixonarem e querer conhecer Ilhéus.



O cacau foi trazido do Pará para Ilhéus um século antes dos anos dourados da cidade, porém só foi realmente plantado e explorado depois que os alemães decidiram plantar, mas o Governo do Brasil resolveu dar terras para quem plantasse cacau, e assim ajudou a povoar a cidade com pessoas oriundas de todas as partes do país. O fim dos anos dourados se deu na década de 80 depois que uma praga, vassoura-de-bruxa, que dizimou e diminuiu a qualidade do cacau.

Mesmo diante de um grave problema, se teve a visão de buscar o desenvolvimento de Ilhéus por outras formas de economia. Foi então que Ilhéus se transformou em polo turístico, devido a suas belezas naturais e em polo de tecnologia, por causa da quantidade de indústrias instalada em sua região.


A principal porta de chegada de Ilhéus por si, já tira o fôlego dos visitantes, o aeroporto é situado ao sul da cidade em uma pequena ilha, portanto o avião passa muito próximo ao mar, tanto na decolagem como em aterrissagens. Espetáculos a parte, o turista tem que parar e ir admirar as áreas preservadas ambientalmente, a região é banhada por uma bacia hidrográfica imensa, repleta de lagoas, como a Lagoa Encantada, de rios navegáveis e de cachoeiras preservadas em meio a vegetação. Se gostar de caminhadas, trilhas e verde aproveite, Ilhéus é um convite para um adorador da natureza.

O polo de tecnologia se formou devido a incentivos do governo para ter uma região industrial na cidade, como a mesma oferecia espaço para a construção de indústrias e muita mão de obra se tornou um local ideal, vale ressaltar que a região industrial de Ilhéus é muito próxima da região portuária da cidade.

Turismo

Fotos Ilhéus
mais locais turísticos do Brasil
atlas