Atlas > Brasil > Locais Turísticos Brasil > Ilha do Mel

Ilha do Mel

A Ilha do Mel fica situada na baía de Paranaguá, sul do estado do Paraná. Não se sabe bem o porquê que a ilha possui este nome, uma das versões é que uma família alemã habitava naquela região, eles fabricavam farinha e nome farinha em alemão se escreve Mil, outra versão que se acredita muito é que a ilha sempre foi fonte de mel de abelhas, desde a época dos índios a apicultura era desenvolvida na região, depois oficiais da marinha aposentados foram para a Ilha do Mel e começaram a produzir mel, já que naquela região era difícil se encontrar açúcar cristalizado. Mas em um mapa, que data de 1666, feito por João Teixeira Albbernas, já denominava a ilha com este nome. Este mapa pode ser encontrado na mapoteca do Ministério das Relações Exteriores. Portanto o nome da ilha advém de muito tempo atrás.



A Ilha do Mel é procurada por muitos turistas, devido suas belezas naturais, quando começou esta invasão da ilha por parte dos turistas entrou-se com um pedido de tombamento para a conservação da ilha, e assim acontece desde 1975 à ilha se torna reserva ecológica, tombada pelo Patrimônio Histórico. Cerca de 80% da ilha é considerada reserva então não se pode abrir estradas, nem fazer construções. Nos anos subsequentes foi iniciada a Estação Ecológica da Ilha do Mel e chega à energia elétrica atraves de geradores a diesel. E em 1998, finalmente a energia elétrica chegou por meio de cabos submarinos.

A Ilha do Mel apresenta 4 (quatro) locais que são extremamente procurados pelos turistas, são eles: A Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, situada ao norte da ilha, foi construida pelos militares no século 18, para chegar até ela foi construido um caminho de canhões e trincheiras, chamado de labirinto dos canhões.


O segundo local mais procurado pelos turistas é o Farol das Conhas, segundo historiadores D. Pedro II mandou vir da Escócia o material utilizado na construção do mesmo, até então a Escocia era o país que detinha a melhor tecnologia no século 19, para a construção de um farol, a empresa responsável pela obra era inglesa, mas era fiscalizada pelo engenheiro brasileiro Zózimo Barroso. Não menos importante, outro ponto turistico que a Ilha do Mel apresenta é o Ismo, é a faixa de terra mais estreita da ilha. Até meados da década passada a a água passava de um lado para o outro desta faixa de terra.

Os habitantes locais tambem chamam este pedaço de Passa-passa. Atualmente apenas nas ressacas maiores é possivel vivenciar este fenômeno. E a quarta e talvez o mais visitado ponto de turismo da ilha é a Gruta de Encantadas para facilitar a chegada até ela foi construída uma passarela, a gruta se localiza na parte sul da ilha e está cercada de lendas e historias, uma das mais famosas é que sereias ficavam cantando dentro da gruta atraindo os turistas e estes nunca mais voltam. A Gruta de Encantadas é considerada o Patrimonio Natural da ilha mais importante.

Turismo

Fotos Ilha do Mel
mais locais turísticos do Brasil
atlas